2017: o ano do comunicador que empreende e do empreendedor que comunica

Por DINO 16 de janeiro de 2017
2017: o ano do comunicador que empreende e do empreendedor que comunica

Um jornalista que monta sua própria assessoria e equipe de redação ou um CEO que se tornou referência na área de atuação por meio de matérias sobre seu negócio? O mercado está aí para ambos – mas é preciso planejamento

Tornar-se empreendedor, ter o próprio negócio, apostar naquele projeto de anos que nunca saiu no papel e tomar as “rédeas” da própria carreira não é sonho exclusivo de quem estuda Administração de negócios, por exemplo. A realidade econômica e social de um país pode despertar o “business man” – ou “woman” – em qualquer um. Fatores como avanço tecnológico, crises, mudanças políticas e relações internacionais podem criar possibilidades para novas formas de atuação no mercado. Comércio e setor de serviços crescem de acordo com as demandas da população, sempre em constante mudança. Aquela simples tapioca que sua avó preparava no café da manhã pode se tornar matéria-prima de uma franquia gastronômica com alta rentabilidade. E quem diria que uma simples receita tradicionalmente nordestina se viraria negócio? Ninguém. E muitas vezes é aí que mora o problema – ninguém diz, ninguém fica sabendo, logo, ninguém faz. Então, é preciso empreender e dizer que está empreendendo. Ou seja: apostar em si e mostrar ao mundo que é possível.

 
dino divulgador de notícias

O comunicador que empreende

Otimismo à parte, durante o ano de 2016, nós do DINO identificamos dois pontos interessantes a respeito de nossos clientes. O número de profissionais de comunicação que passaram a gerir o próprio negócio aumentou, principalmente aqueles que buscavam mais elementos para seu planejamento estratégico. Redatores que montaram uma Produtora de Textos, assessores que montaram a própria equipe de AI, freelancers prestando serviços para diferentes setores, jornalistas fazendo a divulgação dos próprios artigos – assim como blogueiros e youtubers transformando seus conteúdos em notícias para grandes portais – foram alguns dos exemplos que tivemos ao longo de 2016. Obviamente que não surgiram apenas há um ano. Mas o ponto que questionamos foi: há uma maior autonomia nos métodos de divulgação e comunicação de conteúdo relevante e nossa ferramenta, por exemplo, passou a integrar as mais diversas estratégias. Isso é bom, mas vai além. Isso demonstra a versatilidade do mercado brasileiro e, principalmente, dos comunicólogos que aqui temos. Demonstra autonomia mesmo tem tempos de crise. Por outro lado – mas não tão distante – estão os empreendedores que descobriram a importância de estar na mídia, ser visto, lido e conhecido.

O empreendedor que comunica

Ser notícia. Há muitas empresas que desejam destaque na mídia. Mas, como bem sabemos, isso pode ser muito bom ou péssimo. A forma como irá aparecer define o grau de sucesso – ou falha – de uma ação de mídia. Boa parte das empresas que tivemos contato apostam justamente no posicionamento que pretendem alcançar em portais e agências de notícia. Não há novidade aí. Desde o surgimento do Marketing de Conteúdo, produzir material relevante que não limite as ações da empresa apenas à venda se tornou peça fundamental para qualquer negócio que almeje status no mercado. Entretanto, é preciso inovar para não cair no “mais do mesmo”. Ou seja, é preciso noticiar o que há de novo, inédito e exclusivo sobre o serviço ou produto que se tem. Tornar-se referência no nicho de mercado que atua; falar com propriedade sobre os problemas que atingem o público-alvo; manter-se atualizado sobre as últimas pesquisas e dados que revelam os rumos do negócio que possui; saber o que dizer, para quem dizer, como dizer e quanto dizer. Para isso, há de se fazer uma viagem “interna” dentro do próprio empreendimento no intuito de identificar o que pode ser noticiado. O empresário que consegue ter essa visão – com a ajuda de um setor de marketing ou assessoria – encontra os melhores caminhos para ser fonte de informação com credibilidade. Este empreendedor que comunica consegue entender uma “regra” básica que se aplica em diversas áreas – profissionais ou pessoais: quem é visto, é lembrado.

Um começo de ano para se planejar

Todos sabemos que planejamento no começo de cada ciclo é indispensável. Mas vale sempre ressaltar que preparar estratégias e estruturar novos projetos são processos que requerem tempo e paciência. Nós, que trabalhamos diretamente com comunicação, percebemos as “brechas” que o mercado abre de tempos em tempos e que podem ser a grande oportunidade para aqueles que utilizam nossos serviços. Este texto fala, ainda que de modo simples, da importância que há em buscar autonomia quando existe espaço para a versatilidade (foco aqui, comunicadores) e de como devemos levar nossas habilidades e qualificações a mais pessoas, assumindo o posto de referência com propriedade.

Então, comunicador: aposte em si e nos seus projetos. De repente, chegou a hora de se planejar para montar o próprio negócio.

E você, empreendedor… Já pensou no que irá noticiar hoje? Eis aí a chance. Se precisar de ajuda, estamos aqui.

Que comece o ano (pra valer)!

Empreendedorismo
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]