Divulgador de notícias: principais dúvidas e como usar para SEO

Por Jaqueline Sobreira 5 de abril de 2022
Divulgador de notícias: principais dúvidas e como usar para SEO

O divulgador de notícias (newswire) é um serviço de disseminação de informações corporativas no formato de matérias jornalísticas. Frequentemente é utilizado por empresas e agências de comunicação. Sua principal característica é a garantia de publicação dos conteúdos em redes de veículos e mídias pré-estabelecidos.

Os principais benefícios deste serviço, a longo prazo, são a construção de autoridade online, melhorias no SEO e aumento de tráfego orgânico. Por isso, assessorias de imprensa e outros profissionais da comunicação passaram a ofertar esta estratégia aos seus clientes.

Saiba mais sobre a história do newswire neste artigo.

Ao mesmo tempo em que a divulgação de notícias se popularizou no Brasil, muitas dúvidas surgiram quanto ao funcionamento. Sendo assim, respondemos neste post as maiores dúvidas sobre newswire. Confira!

Como funciona o divulgador de notícias?

O funcionamento consiste no envio de conteúdo pelo profissional de comunicação (cliente), e a revisão (gramatical e do teor jornalístico). A segunda feita pela equipe de jornalistas que, após aprovar o conteúdo, realiza a publicação nos veículos contratados.

Onde os conteúdos são publicados com um divulgador de notícias?

Cada empresa de newswire tem parceria com determinados sites e portais e isso também dependerá do circuito contratado. Ou seja, pode variar em número e tipo de veículos incluídos na rede de distribuição. No caso do Dino temos parceria com mais de 200 sites, entre eles Terra, IG, Valor Econômico, Agência Estado e Mundo do Marketing.

Divulgador de notícias e assessoria de imprensa são a mesma coisa?

Não, os serviços são complementares. A assessoria de imprensa volta seu trabalho principalmente para o follow up com jornalistas e mídias espontâneas. Enquanto o divulgador de notícias atua na construção de autoridade da marca, alcance por meio de divulgação em grandes veículos e visibilidade.

Inclusive, temos assessorias de imprensa que contratam o Dino para potencializar suas estratégias. Já o divulgador recebe das assessorias conteúdos relevantes, conectados com os principais fatos da atualidade e cujo caráter jornalístico agrega valor à rede de veículos de comunicação que receberão suas matérias.

O Dino é um Divulgador de Notícias?

A resposta dessa pergunta é sim e não. O Dino é mais do que um divulgador de notícias, é uma agência de notícias. Mas o que isso significa? Que, além antes do trabalho de divulgação de notícias, nós realizamos uma curadoria de conteúdo. Isso garante que todos os conteúdos divulgados através de nós tenha a qualidade necessária para se tornar uma notícia relevante. 

Assim, o Dino continua divulgando notícias, mas com processos que garantem a qualidade de cada notícia publicada por nossos clientes. 

Como é feita a revisão dos conteúdos para divulgação de notícias? Existe checagem de fatos?

No Dino, a revisão consiste em 2 pilares:

• Fundamentos Editoriais: os jornalistas revisam elementos básicos da língua portuguesa como ortografia, gramática, pontuação e formatação;

• Insights Editoriais: os jornalistas sugerem, com base em sua ampla experiência, dicas de ajustes para que o texto tenha o melhor resultado possível.

Os jornalistas não realizam a checagem minuciosa de fatos, porém se baseiam nos critérios e linhas editoriais aceitas pelos veículos parceiros para aprovação.

A curadoria dos conteúdos garante a inclusão de links? Pensando em uma estratégia de construção de backlinks

Sim, desde que o site de destino se enquadre nos critérios e linhas editoriais citados acima. Por exemplo, não pode ser um site de apostas, sex shop, entre outros.

No caso de uma errata, como fazer?

Uma vez que o texto foi publicado, não é possível retirá-lo do ar. Então é preciso realizar uma nova publicação com a informação corrigida.

Recomendamos que, antes da publicação, mais de uma pessoa revise as informações apuradas.

Se a empresa tem um blog, por que deveria usar o Dino ao invés de patrocinar o seu próprio conteúdo?

Essas duas ações são coisas diferentes e que se complementam. Patrocinar o conteúdo do seu blog fará com que ele ganhe tráfego rapidamente. Entretanto, isso não garante que o público que acesse seu conteúdo tenha interesse genuíno na informação dada.

Disparar uma notícia pelo Dino, além de atrair tráfego, a longo prazo irá contribuir para a autoridade da marca. Isso porque terá seu nome vinculado a portais de alta credibilidade. Ou seja, você consegue melhorar o SEO com backlinks e ganhar autoridade em uma única ação.

Como o Google encara a indexação do mesmo conteúdo em vários canais? Qual ele privilegia?

O Dino inclui 4 tipos de tags nos conteúdos. Follow e Nofollow para os links inseridos dentro do texto, e Index e NoIndex para o link da matéria em questão.

Para que o Google não penalize o conteúdo depois de publicado, nós utilizamos as tags Follow e Index para os principais portais parceiros. Já o Nofollow e NoIndex para os blogs e demais sites da rede de parceiros.

Como é feita a curadoria dos blogs e sites parceiros em um divulgador de notícias?

Ao se candidatar para ser parceiro do DINO, o veículo passa por um processo de curadoria onde avaliamos seu alcance, credibilidade e se atende a critérios, não podendo conter:

• Excesso de publicidade;

• Conteúdo sexual/erótico/pornográfico, discriminatório etc;

• Promover conteúdo sensacionalista ou fake news;

• Texto opinativo, parcial ou político-partidário.

Quanto custa para publicar textos?

O valor depende do tipo de contratação, que pode ser avulsa ou por contrato.

Clique aqui para acessar os valores e veja o que está incluso em cada circuito.

Conclusão

O divulgador de notícias (newswire) é um complemento de peso para as estratégias de assessoria de imprensa e marketing digital. O objetivo é sempre colher frutos a longo prazo como, por exemplo, a construção de autoridade na mídia. Clique e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Assessoria de Imprensa Blog Central de Ajuda Jornalismo Marketing
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]