Robôs-escritores são programados para espalhar fake news

Por DINO 21 de fevereiro de 2019
Robôs-escritores são programados para espalhar fake news

Robôs já são capazes de gerar não apenas posts reais como também conseguem criar histórias falsas, mas que soam verdadeiras — ou seja, fake news.

O experimento foi apresentado por um instituto de pesquisa especializado em inteligência artificial, o OpenAI, de San Francisco, nos Estados Unidos. Um artigo do Technology Review conta um episódio interessante, em que um robô foi capaz de gerar esta notícia crível, mas falsa:

“A Rússia declarou guerra aos Estados Unidos depois que Donald Trump disparou acidentalmente um míssil. A Rússia disse que ‘identificou a trajetória do míssil e tomará as medidas necessárias para garantir a segurança da população russa e das forças nucleares estratégicas do país’. A Casa Branca disse estar ‘extremamente preocupada com a violação russa de um tratado que proíbe mísseis balísticos de alcance intermediário’. Os EUA e a Rússia têm um relacionamento apreensivo desde 2014, quando Moscou anexou a região da Crimeia à Ucrânia e apoiou os separatistas no leste daquele país.”

A matéria é toda falsa, mas conecta fatos reais. No passado, somente seres humanos seriam capazes de fazer essas conexões. Hoje, com a inteligência artificial disponível, robôs já podem desempenhar essa função.

 
dino divulgador de notícias

Segundo a Vox, sistemas como o da OpenAI conseguem ler rapidamente até 8 milhões de artigos em diversos idiomas, de onde extraem as informações. A novidade agora é que os robôs não apenas reúnem essas informações num texto compreensível como também são capazes de interpretá-las e criar versões fantasiosas. É a inteligência artificial em ação.

Conteúdo
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]