Quais são os benefícios em ter um blog corporativo?

Por DINO 26 de setembro de 2014
Quais são os benefícios em ter um blog corporativo?

O blog é uma das ferramentas mais importantes do Marketing de Conteúdo. Ele é um dos canais onde sua empresa irá trabalhar para fortalecer e aumentar a visibilidade da sua marca. Tudo isso através da difusão de conteúdos capazes de atrair novos visitantes para sua página, e claro, clientes em potencial (leads) para o seu negócio. Achar que estar nas redes sociais e enviar e-mail marketing para sua base de clientes é o suficiente para que sua estratégia de Marketing Digital tenha êxito é um erro. Você precisa SIM de um blog corporativo. Veja abaixo quais são esses benefícios!

Bom posicionamento nos mecanismos de busca

Já parou pra pensar o que faz um site de uma empresa aparecer no topo do Google quando alguém procura por algo? Basicamente o Google considera a relevância no uso das palavras-chave de cada página na hora de dar um lugar de destaque, ou não, para cada uma delas. Isso mesmo, um blog constantemente atualizado, que trabalhe palavras-chave relacionadas à sua empresa nos conteúdos que disponibiliza (técnicas de SEO), que tenha um alto nível de interação e que seja referência para outros sites — quando outras páginas reproduzem seu conteúdo ou mencionam ele compartilhando seu link — ganha espaço nobre nas buscas orgânicas. Fazendo com que sua empresa ganhe em visibilidade e, por consequência, em produtividade.

Conhecer melhor seu público

Enquanto canal interativo, é possível conhecer seu público melhor através de um blog. E não estamos falando somente da análise dos comentários em cada texto que você publica. Existem ferramentas como o Google Analytics, que permitem que você acompanhe o passo a passo de cada visitante do seu blog. É possível descobrir quais são os textos e materiais mais acessados e comentados, quais são os que geram a maior taxa de saída do blog, quantos novos visitantes você possui, de onde eles vieram — das redes sociais ou de um e-mail marketing? — enfim, você pode utilizar essas informações valiosas para conhecer as preferências do seu público, seu comportamento na rede, e claro, otimizar sua estratégia de conteúdo. Um post muito visualizado ou comentado, por exemplo, pode merecer uma série de textos especiais ou um e-book mais aprofundado sobre o tema! Com certeza esse tipo de material rico aumentará suas taxas de conversão, ampliando a sua base de contatos.

Ótimo custo-benefício

Blogs são ferramentas simples e baratas quando comparadas às demais opções associadas ao marketing. Uma boa plataforma, um design atraente e responsivo, uma equipe capacitada para a produção constante de conteúdo relevante e um pouco de expertise para mensurar os resultados é tudo o que você precisa para começar. E, claro, para produzir conteúdo que realmente atraia seu público, lembre-se da criação de buyer personas para seu negócio. Outro benefício de ter um blog corporativo é que seu conteúdo sempre trabalhará pela sua empresa. Isso mesmo! Bons conteúdos são atemporais, podem ser encontrados nos mecanismos de busca independente de quando foram escritos e são pontes para outros textos da sua página. E você, ainda tem dúvidas sobre os benefícios em ter um blog corporativo? Compartilhe com a gente suas ideias e continue acompanhando nosso blog!

Quer entender mais sobre o Marketing de Conteúdo e suas práticas? Baixe grátis o ebook “Marketing de Conteúdo: Entenda o que é e como funciona”

Conteúdo