Como escrever textos jornalísticos de sucesso

Por DINO 16 de março de 2020
Como escrever textos jornalísticos de sucesso

Existem diversos gêneros textuais e um deles trata de apresentar a realidade da forma mais imparcial possível, a fim de disseminar a informação para que o leitor seja capaz de formar a sua própria opinião sobre o tema abordado. Este é o gênero jornalístico.

O jornalismo brasileiro tem se reformulado nos últimos anos. Presenciamos o movimento de migração de jornais impressos para plataformas online e, segundo o último levantamento do DataViva, em 2012 havia cerca de 45 mil jornalistas inseridos no mercado.

Este cenário, somado à época de combate das fake news, ressalta que o jornalismo de qualidade é cada vez mais valorizado e por isso os profissionais devem sempre focar em produzir textos melhores para sua audiência.

Continue a leitura para aprender a escrever ótimos textos jornalísticos.

O que um bom texto jornalístico precisa ter

Durante a escrita de seu texto, tenha em mente algumas perguntas:

• O texto traz uma notícia?

• O texto traz um fato novo à tona e o descreve?

• O texto está imparcial o suficiente?

• O texto tem diferentes vozes, como especialistas no assunto e a opinião da comunidade?

• O texto tem credibilidade?

 
dino divulgador de notícias

O que não é notícia

Em primeiro lugar, o que é notícia? É todo o fato de interesse público que aconteceu recentemente ou está acontecendo agora. Alguns exemplos: inauguração de uma loja nacional, evento aberto ao público e cases de sucesso.

O que não é notícia? Fatos que não são de interesse público ou que aconteceram em um passado distante, como: aniversário de colaboradores da empresa, acontecimentos antigos, pequenos eventos particulares.

Anatomia do texto jornalístico

Provavelmente você já leu muitas notícias em sua vida e percebeu que elas têm algo em comum. Isso acontece porque há uma anatomia para este tipo de texto que deve ser seguida. Entenda como construir sua notícia em nosso texto Estrutura de uma notícia: começo, meio e fim.

Existe imparcialidade nos textos jornalísticos?

Sim. Sabemos que o jornalista é um indivíduo com senso crítico, conjunto de crenças e vivências, porém, no momento de redigir um material jornalístico, não deve haver crenças, vivências ou fragmentos de sua vida que o influencie. O objetivo do jornalista é,unicamente, disponibilizar informações ao público sem manipular sua opinião. Por isso é essencial que a escrita seja sempre em 3ª pessoal – com uma linguagem indireta e informal.

Como incluir outras vozes no texto jornalístico

• Apresente estatísticas: pesquisas de mercado, levantamentos do IBGE, IBOPE e de outros institutos de pesquisa com credibilidade. Comprove a relevância do fato apresentado com dados reais;

• Entreviste especialistas: pesquisadores, profissionais da área, especialistas teóricos ou referências no assunto. Enriqueça o texto com o conhecimento destas figuras.

Como construir credibilidade no seu texto

Como falamos acima, o jornalista não deve ser o detentor das opiniões, mas sim o intermediário que traduz linguagens específicas para linguagens populares de fácil absorção. Por isso, a credibilidade deve ser construída através de suas fontes no assunto noticiado. Jamais apresente uma informação sem indicar sua origem e nem invente fatos além da realidade.

Conclusão

O mercado jornalístico está se reinventando no Brasil e é cada vez mais necessário desenvolver textos jornalísticos de qualidade para ter credibilidade. Algumas perguntas devem ser feitas durante a produção do texto para guiar sua estrutura e assim, obter-se bons resultados.

Conteúdo
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]