Como escrever o post perfeito para o seu blog

Por DINO 6 de agosto de 2015
Como escrever o post perfeito para o seu blog

Como sabemos, a redação de conteúdo web de qualidade é muito importante para o bom posicionamento web em qualquer buscador…

…Porém, muitas empresas “pecam”, ao criar conteúdo orientado ao SEO, mas esquecem do seu principal objetivo: impactar o leitor. Por isso vamos compartilhar algumas chaves para que você possa fazer melhores posts para o seu blog.

Antes de começar, devemos lembrar que vamos escrever conteúdo web de pessoas para outras pessoas, e não para robôs de busca. Por isso, o tratamento dado ao texto tem que ser de proximidade. Os assuntos devem ser de interesse de seus leitores, mas sem distanciar-se da temática do seu blog. E, em seus posts, você deve criar um laço emocional.

Levando em consideração tudo o que foi dito anteriormente, estamos prontos para começar. Para isso, Na sequência explicamos como deveria ser a estrutura de um post perfeito:

1. Título. Na medida do possível deve conter as palavras-chave do seu artigo e deve ser criativo.
  2. Conteúdo web em forma de pirâmide invertida. Neste tipo de redação, se escrevem primeiro as conclusões do artigo, para atrair a atenção do leitor, sobre o que poderia perder caso não faça a leitura. Logo a seguir, desenvolve-se o conteúdo, se possível apresenta enumerações. E, finalmente, na conclusão convida os leitores a comentar e compartilhar o post.
  3. Pouco texto. Se formos realistas, hoje em dia, ou as pessoas leem pouco, ou não têm tempo para ler textos extensos. O ideal é escrever uma ideia por parágrafo, não explicá-la muito e, dentro do possível, que os parágrafos sejam de no máximo 4 linhas. Se um só post não pode explicar todo o assunto, você pode dar continuidade ao tema em outros posts;
  4. Estilo do texto. Busque uma estética e tamanho de letra que sejam agradáveis ao leitor. Utilize a opção “negrito” para ressaltar a idéia principal de cada parágrafo. Escreva de forma clara. Evite as palavras complicadas e mantenha a ortografia. Caso escreva sobre um problema, mostre a solução, pois a atitude pessimista não costuma chamar a atenção. Escreva com honestidade e humildade;
  5. Inclua uma imagem. Junto à introdução do texto, inclua uma imagem relacionada e que chame a atenção. Ainda que os leitores estejam mais interessados no texto, uma boa imagem captará sua atenção;
  6. Inclua artigos relacionados. No final do texto link outros posts do seu próprio blog, aos quais seus leitores possam estar interessados. Isto permitirá que permaneçam mais tempo no seu blog.

E por último, pratique! Lembre-se de que a prática leva à perfeição.

Produzido em parceria com Genwords Marketing de Conteúdo

Quer entender mais sobre Marketing de Conteúdo e atrair mais clientes para seu negócio? Baixe grátis o ebook “Marketing de Conteúdo: Entenda o que é e como funciona” e vire um expert no assunto!

Conteúdo