5 ferramentas essenciais para “curar” conteúdo relevante

Por DINO 13 de agosto de 2015
5 ferramentas essenciais para “curar” conteúdo relevante

Antes de começar este artigo, cremos que deve ser definido o que é um curador de conteúdo, porque se trata de uma função na comunidade online que surgiu muito recentemente e talvez você não o conheça.

Vivemos na era da informação. A internet está tão inserida em nossas vidas que é difícil imaginar uma vida sem conexão. Internet é informação. Muita informação.

Então, como faz um usuário médio, para diferenciar o conteúdo web de boa qualidade do de má qualidade, sem a necessidade de investir uma grande quantidade de tempo na área? Aqui é onde o curador de conteúdo entra em ação, como a pessoa que se dedica a selecionar, filtrar e destacar informação na web.

Um curador de conteúdo não deve se limitar à destacar e linkar um conteúdo web a outros. Um curador de conteúdo deve dar um valor agragado a essa informação; recompilar a melhor informação de um determinado assunto, refletir sobre uma temática, tomando opiniões de diferentes ângulos, basicamente agregar seu conteúdo web a outros.

dino divulgador de notícias

Um curador de conteúdo deve identificar, selecionar, classificar e filtrar conteúdos, escolher uma apresentação para tal informação, integrar links adicionais para ampliar o valor agregado do seu artigo, atribuir informação de maneira adequada, publicar o conteúdo e aprender a dar o feedback à comunidade.

Existem diferentes ferramentas na web que facilitam a tarefa dos curadores de conteúdo. Na sequência, conheça 5 ferramentas essenciais para “curar” conteúdo relevante, sem necessitar muito esforço:

  1. Google Alerts: permite configurar alertas para receber um e-mail com as novidades do termo que introduzimos;
  2. Evernote: é o seu caderno online. Permite guardar partes de informação em diferentes dispositivos, e você pode acessar ao conteúdo através do computador ou de celulares. No software você pode organizar o conteúdo do caderno e classificá-los com etiquetas em cada uma de suas anotações. A ferramenta essencial do content curator atual;
  3. Google Reader: ou qualquer outro leitor de feeds. A melhor maneira de manter-se atualizado e seguir seus blogs favoritos;
  4. Hootsuite: um aplicativo para gerenciamento de redes sociais que permite, de maneira simples, programar suas publicações em diferentes redes;
  5. Blog próprio: todo curador de conteúdo deve contar com um blog próprio, onde compartilha o melhor conteúdo que encontra na internet e lhe dá valor agregado, para seus leitores.

Fonte da imagem: Esta imagem é uma obra derivada de Filter on Led…  por zoso_tc, disponível sob licença  CC BY-NC em http://www.flickr.com/photos/zoso_tc/3020826589/

Produzido em parceria com Genwords Marketing de Conteúdo

Conteúdo
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]