3 dicas para desenvolver projetos de maneira eficiente em sua empresa

Por DINO 14 de outubro de 2014
3 dicas para desenvolver projetos de maneira eficiente em sua empresa

Para que um projeto cresça e tenha futuro, é importante que ele seja construído a partir do seguinte tripé: objetivos claros, equipe eficiente e um bom gestor.

1- Falar a mesma língua

Ao definir os objetivos, é importante que todas as dúvidas sejam sanadas – até aquelas que possam parecer óbvias. Se todos os envolvidos miram para um mesmo ideal e estão cientes das etapas que irão passar até chegar lá, o trabalho fluirá mais facilmente.

2- Desempenho da Equipe

Uns com muito trabalho, outros com pouco – isso não pode existir dentro de um projeto. É importante equilibrar, administrando a equipe de modo que cada um fique com tarefas proporcionais à sua função e tempo de trabalho. No momento de distribuir as tarefas de acordo com seus recursos, você pode contar com a ajuda de um parceiro, o Runrun.it. É uma ferramenta de gestão online, para criar demandas, saber em que sua equipe está trabalhando, o status de cada projeto e a atividade de seus colaboradores. Através de um sistema de organização e priorização de tarefas, você pode fazer com que as pessoas trabalhem naquilo que realmente importa para o desenvolvimento da organização, aumentando a produtividade, e fazendo com que elas alcancem seu verdadeiro potencial. A motivação de sua equipe e um ambiente de trabalho harmônico reflete e muito no sucesso de um projeto.

3- Controle de projetos

Uma boa ideia perde toda sua genialidade quando é mal desenvolvida. O papel do gestor eficiente não é apenas cobrar resultados. Segundo o Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos do Project Management Institute, o projeto deve tocar em pontos como:

– Integração

Garantir que todas as partes funcionem juntas, norteando o trabalho da equipe a fim de atingir os objetivos de desempenho definidos.

– Escopo

Descrever minuciosamente e detalhadamente um plano de atividades, como uma espécie de roteiro, para você ou sua equipe recorrerem em caso de dúvidas ao longo do processo.

– Tempo

Identifique as tarefas que devem ser entregues e os recursos necessários para executá-las e estime o prazo em que elas devem ser entregues.

– Custos

Descreva todas as despesas, sem esquecer as variáveis que não estavam previstas no orçamento inicial.

– Qualidade

Garanta que o projeto/produto atenderá às expectativas e elimine donos de desempenho insatisfatório.

– Comunicação

Torne a comunicação mais rápida e eficiente (tente evitar excesso de e-mails e reuniões). É fundamental estar sempre disponível para satisfazer as necessidades dos envolvidos.

– Riscos

Olhe o contexto/ cenário em que seu projeto está evolvido. Esteja sempre por dentro dos riscos e ameaças, e atento às vantagens e oportunidades.

Projetos devem ser desenvolvidos paralelamente e alinhados à estratégia de comunicação das empresas, mas você possui uma? Se ainda não possui: Baixe agora grátis o ebook “Estratégia de Comunicação” e comece a tracejar uma agora mesmo!

Conteúdo