19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia – 177 anos

Por DINO 19 de agosto de 2016
19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia – 177 anos

Meses atrás o blog do DINO divulgou um post sobre o valor da imagem para uma publicação online. E não somente no campo online, os veículos impressos também dependem da fotografia em suas publicações.

Hoje, dia 19 de agosto, o blog homenageia todos os fotógrafos do mundo, pois há 177 anos atrás o mundo recebeu uma das maiores invenções de todos os tempo, que seria capaz de “congelar” o instante: a fotografia. Louis Jacques Mandé Daguerre recebeu o título de inventor da tecnologia, dando continuidade aos experimentos de Niépce. Daguerre utilizou do seu conhecimento e também de experiencias anteriores, como a de Niépce, William Henry Fox Talbot, entre outros.

No campo da fotografia, uma nova profissão surgiu para servir ao jornalismo e ilustrar as matérias produzidas pelos grandes jornais impressos: o fotojornalismo, que já recebeu muitas críticas e chegou a ser tema de discussões sobre a ética do profissional.

 
dino divulgador de notícias

O sul-africano Kevin Carter, por exemplo, entrou para a história da profissão em 1993 quando fotografou uma criança próxima ao acampamento de alimentação das Nações Unidas, e um abutre estava atrás dela. A fotografia, que foi publicada no The New York Times e virou símbolo de um dos maiores problemas do mundo – a fome, recebeu um dos principais prêmios do jornalismo, o Pulitzer, e colocou em discussão: por que o fotógrafo não ajudou aquela criança? Aquela fotografia teria ajudado o ser humano a refletir sobre este problema? Meses após receber o prêmio e recebendo críticas diversas, Carter escreve uma carta e comete suicídio.

O fotojornalismo continua presente fortemente no jornalismo, trazendo ao lado de matérias, imagens importantes sobre diversas questões sociais, por exemplo. E acredite: assim como a imagem histórica de Carter, outros fotógrafos registraram imagens emocionantes sobre os principais problemas do mundo, como a guerra, a fome, a destruição do meio ambiente, entre outros.

Listamos duas exposições fotográficas que estão em cartaz no Rio de Janeiro e em São Paulo. Confira!

Exposição: Tudo é passageiro
Cidade: Rio de Janeiro
Fotógrafo: Luiz Baltar

Exposição: Valise Mexicana: a redescoberta dos negativos da Guerra Civil Espanhola de Capa, Taro e Chim
Cidade: São Paulo
Fotógrafo:  Robert Capa
http://brasil.elpais.com/brasil/2016/07/22/cultura/1469211921_332025.html

Conteúdo
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]