Como estruturar a comunicação para redes sociais?

Por Jaqueline Sobreira 11 de maio de 2022
Como estruturar a comunicação para redes sociais?

Anteriormente, explicamos a importância da humanização de marca. E um dos pilares para humanização é a comunicação para redes sociais. Você tem um padrão de escrita dentro da sua marca, mesmo que ela seja pequena? 

Unificar a comunicação para redes sociais é imprescindível para que o seu seguidor entenda com quem está falando. Inclusive, é por meio da linguagem que é possível passar seriedade, empatia e outros atributos importantes para uma empresa. 

Neste artigo, vamos falar sobre como estruturar uma boa linguagem online e qual a importância desse projeto. 

Como iniciar a comunicação para redes sociais?

Antes de iniciar um manual de marca, é preciso estruturar o objetivo de posicionamento da empresa. Primeiramente, responda às seguintes perguntas: qual o objetivo da minha marca? O que a empresa quer passar nas redes sociais? Como meus clientes se comunicam? Como os colaboradores conversam com os clientes? 

Com base nessas informações, o segundo passo é definir as prioridades. Essa definição ajuda com que a empresa não foque em várias vertentes de uma vez só, mas sim, consiga seguir um passo a passo estruturado. 

Se o seu objetivo é aumentar o tráfego, a linguagem das suas redes sociais e do site precisam ser claras e objetivas. 

Para conquistar seguidores interessados nas redes, é preciso ter uma estratégia de posts consistentes, investindo tanto no orgânico quanto no tráfego pago.

Agora, se o objetivo principal é aumentar vendas, você precisa ter todas as informações online disponíveis, fáceis e acessíveis. Ou seja, é necessário investir em anúncios, na comunicação do site e ter um bom planejamento de publicação nas redes sociais. 

Veja que, para todos os objetivos, a comunicação é o pilar fundamental para iniciar. 

Dentro do estudo é necessário avaliar quais redes sociais fazem sentido o negócio ter uma conta. Algumas são imprescindíveis, como o instagram. 

Comunicação para redes sociais: ouça seus colaboradores

Para entender corretamente as dores do seu público, vale conversar com colaboradores que têm comunicação frequente com os clientes. É válido participar de reuniões com a equipe comercial e customer success. 

Nessas reuniões, avalie quais são as dores e dúvidas frequentes dos clientes. Pense como as suas redes sociais podem ajudá-los. Você pode usar a estratégia do storytelling. 

Análise também se, ao se comunicar com clientes, o time comercial e do CS usam expressões informais, despojadas ou o tom da conversa é mais sério e formal.. Às vezes, essa percepção pode ser um bom guia para criar um tom de voz ou alinhar o que precisa ser feito. 

Desde já, lembre que cada departamento tem suas peculiaridades na fala. O departamento financeiro será mais firme ao tratar de contratos. Já o departamento de comunicação usará alguns artifícios para gerar maior aproximação com o lead. O importante é que os pilares comunicacionais sejam os mesmos. 

Aplicando as estratégias de comunicação para redes sociais

Depois de definir todos os pontos e colocá-los em um material acessível, é hora de aplicar. Ao montar posts, escrever e-mails marketing ou estruturar o texto do seu site, esteja alinhado. Não é necessário ter tudo engessado, mas sim alinhado!

Um exemplo prático é criar editoriais de posts que você faria nas redes sociais. Elas podem conter: central de dúvidas, posts institucionais, dicas e tudo aquilo que faz sentido para o negócio e para o cliente. 

A constância também é uma ação importante. Não é necessário postar todos os dias ou enviar emails-marketing diariamente. Mas tenha uma frequência nesses envios para que o cliente sinta-se cada vez mais próximo de você. Ritual é o caminho. 

Conclusão

A padronização da comunicação nas redes sociais da sua empresa deve ser mais uma das ferramentas para atingir o público certo e humanizar a marca. Sabemos que, com a era digital, a experiência do usuário tornou-se um diferencial entre os concorrentes. 

E uma das formas de sempre conquistar os objetivos é por meio da comunicação. Por isso, você pode até mesmo criar um ritual de análise comunicacional uma vez por ano, atualizando-o sempre que necessário. 

Blog Marketing
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]