05 séries sobre comunicação que mostram o poder da área

Por BRUNO A RODRIGUES 1 de abril de 2022
05 séries sobre comunicação que mostram o poder da área
séries sobre comunicação

Séries sobre comunicação disponíveis em plataformas de streaming que vão te ajudar a entender a área

Também chamado de sétima arte, o cinema faz parte dos momentos de lazer há muitas décadas. Mas assistir a séries e filmes é mais do que um entretenimento. Um estudo realizado pela University College de Londres apontou que a frequência cardíaca ao assistir um filme é a mesma que a de quem pratica exercícios físicos leves.

Ainda segundo a pesquisa, dos 51 entrevistados, 55% afirmaram que assistir um filme é algo terapêutico, 45% se sentem renovados após algumas horas nesse tipo de entretenimento e 75% disseram que se sentiram totalmente absorvidos pela história do roteiro.

Além dos filmes, as séries se tornaram populares após o surgimento dos serviços de streaming, como Netflix, HBO Max, Disney+, Amazon Prime, Star Plus entre outros. Para além da diversão, esses conteúdos se tornaram fonte de conhecimento e cultura, e, por isso, trouxemos aqui 05 séries sobre comunicação que servirão como referência e inspiração para você que é profissional da área.

1 – House of Cards

Criada por Beau Willimon, a série disponível na Netflix aborda questões como corrupção e poder. Traz como personagem principal um político maquiavélico e ambicioso, que deseja um ótimo cargo público.

Para o profissional de comunicação, a série traz ensinamentos sobre marketing digital e aborda temas como reputação e imagem, visto que as empresas envolvidas buscam estratégias para impulsionar a marca e conquistar a confiança dos stakeholders

2 – Mad Men

Disponível na Amazon Prime, a série conta os desafios enfrentados pela área de publicidade nos anos 60. A série mostra também as modificações que a categoria sofreu, como, por exemplo, a inserção de mulheres no mercado de trabalho e principalmente no segmento da publicidade.

É um ótimo conteúdo  para quem gosta da área de comunicação e deseja entender os avanços na carreira de um publicitário, além de identificar a necessidade de se comunicar com clareza e eficiência.

3 – The Newsroom

Como o próprio nome já indica, a série aborda os dramas e desafios pelos quais passam uma equipe de repórteres, produtores e apresentadores da redação de um telejornal nos EUA. As questões pessoais e profissionais se misturam e cada episódio traz os personagens lidando com algum obstáculo para manter a qualidade e relevância do programa.

Esta é a série ideal para quem quer material para refletir sobre a influência da mídia e do jornalismo na vida cotidiana, e também sobre a importância de saber equilibrar as relações e a comunicação no ambiente de trabalho. Temas clássicos do jornalismo são abordados, como ética, liberdade de expressão e censura.

4- Girls

Essa série conta a história de quatro amigas que vivem em Nova Iorque. Cada personagem tem em média 20 anos e está no começo da vida profissional, porém, três delas estão ligadas à área da comunicação. Hannah, por exemplo, deseja ser escritora, Marnie trabalha na área de Relações Públicas e Shoshanna é estudante de marketing.

Ao longo dos episódios, será possível acompanhar o dia a dia de um profissional da comunicação, vivenciado pela assistente de Relações Públicas, mostrando as adversidades e desafios da área de RP.

5 – Black Mirror

Esta não é exatamente uma série sobre comunicação: o foco da série distópica produzida por Charlie Brooker é a sociedade de hoje, controlada e totalmente influenciada pelas mudanças provocadas pelo mundo digital e as redes sociais. Os episódios são independentes e podem ser assistidos em qualquer ordem, pois não compartilham personagens nem enredo. Cada um deles é um caso, alguns surreais e outros retratos do que vemos todos os dias, de pessoas lidando com relacionamentos, exposição midiática e dominação política, entre outros temas.

Para quem gosta de conteúdos mais críticos, o seriado é uma boa opção para repensar os efeitos que a comunicação atual, totalmente dependente dos meios digitais, tem em nossas vidas. Em relacionamentos, na família, no trabalho, na mídia, em muitos aspectos da vida humana a comunicação tem imenso poder e esse é um dos pontos abordados nessa série.

Como comprovado no estudo apresentado, assistir a filmes e séries pode trazer benefícios à saúde mental. Além disso, é possível ter um ótimo entretenimento e também adquirir conhecimento técnico.

Aos amantes da área de comunicação ou para aqueles que desejam entender um pouco mais sobre esse universo, as séries sobre comunicação destacadas acima trazem grandes ensinamentos. É possível se aprofundar sobre identidade de marca e reputação, marketing digital, influência da mídia, jornalismo, gerenciamento de crise, relações públicas e publicidade.

Por isso, não deixe de aproveitar essas dicas e depois compartilhe conosco o que achou.