O que incluir em seu texto?

Por DINO 26 de maio de 2021
O que incluir em seu texto?

Os textos publicados pelo DINO, devem seguir o padrão editorial dos portais parceiros e, por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar na construção da notícia.

Sobre o conteúdo:

• Texto com no mínimo 700 caracteres e no máximo 6.300 (com espaços). Essa é uma característica adotada em textos jornalísticos que saem em portais de notícia.

• Todo o conteúdo deve estar em 3° pessoa (desde o título até o último parágrafo). Caso tenha alguma citação, você precisa colocar aspas e no final da frase citar quem fala.

• A linguagem deve ser: indireta – onde o redator não apresenta voz ativa -, impessoal – sem expressar sentimentos, opiniões e visões de mundo -, imparcial – equilibra informações do texto, sem ser tendencioso e sem apresentar adjetivos ou elogios -;

• É preciso trazer dados de fontes confiáveis e órgãos reguladores para embasar os argumentos e afirmações apresentadas;

• Crie um título que foque na informação principal, seja objetivo e destaque o elemento noticioso, evite nomes de empresas e profissionais;

• O campo “resumo”, é a linha-fina da sua notícia. Nele você irá resumir o que a sua notícia busca informar, o resumo deve conversar com o título;

• No item “citação”, que fica abaixo do campo resumo, não é obrigatório o preenchimento, porém, serve para destacar uma frase do seu texto que chame a atenção do leitor. Nesse campo, não é necessário colocar aspas, pois a plataforma já insere automaticamente;

Sobre a imagem:

• A imagem vai contextualizar o leitor sobre a pauta. Busque fotos genéricas que estejam ligadas ao tema principal;

• Evite retratos, pessoas posando para a foto. Nesse caso, se a intenção é o profissional aparecer, utilize uma foto dele exercendo a profissão e não posando para a câmera;

• A imagem deve ter no máximo 2mb e dimensão de 600×800;

• Bancos de imagens podem ser utilizados, como Pexels, PixaBay, Freepik ou algum a sua escolha;

• Para inserir a imagem, há um campo na plataforma escrito “imagem”

Uso de hiperlink:

• Ao inserir um estudo, pesquisa e dados na sua notícia, sugerimos que além de colocar a fonte – segundo quem ou de acordo com -, coloque também o hiperlink da pesquisa encontrada;

• Caso desejar, pode utilizar o hiperlink em palavras-chave também. Tomando cuidado para não encher a notícia de hiperlinks distraindo o leitor em sua leitura;

Em planos maiores, o editor permite inserir hiperlink. Nos planos básicos e intermediário, por muitas vezes, é necessário o uso da seguinte fórmula:

!link palavra site

Exemplo: !link DINO https://www.dino.com.br/  (será exibido DINO no texto).

Central de Ajuda