O que são backlinks

Por Jaqueline Sobreira 28 de junho de 2022
O que são backlinks

Backlinks, conhecidos como links de entrada, são hiperlinks de sites externos que apontam para o seu site. A prática é uma das principais estratégias de SEO consideradas para o bom ranqueamento

O SEO possui diversas estratégias para o rankeamento de página e site. Neste artigo, iremos responder o que é e como usar backlinks de forma descomplicada para você implementá-lo da maneira correta em sua estratégia de comunicação e marketing.

O que são backlinks? 

Backlinks são links (hiperlinkados em um texto) que são direcionados para outros sites. Eles funcionam como referência de conteúdo para complementar a leitura, trazendo mais informações e dados. Para SEO, o uso de backlinks é essencial para que o Google entenda que um site é importante e relevante. 

Os backlinks, quando usados de maneira correta e estratégica, dão “pontos” para ambos os sites. Isso porque os mecanismos de busca entendem que ambos os sites estão usando o recurso com sabedoria. Além disso, a experiência do usuário torna-se cada vez melhor. 

Quanto maior e melhor a autoridade de um backlink utilizado, melhor para ambos os sites. Assim, tanto o site utilizado quanto o redirecionado ganham mais notoriedade.

Backlinks são importantes?

Como falamos anteriormente, usar os backlinks é um dos agentes mais importantes para o ranqueamento de SEO. É por meio dele que você consegue aumentar organicamente o tráfego de um site. 

Isso foi confirmado pelo Google em 2016, em um evento da empresa. E, mesmo que o algoritmo mude periodicamente, esse é um dos fatores que continua contribuindo para o SEO. 

Um estudo realizado pelo Backlinko, empresa americana especializada no assunto, mostra uma relação direta entre a qualidade do uso de backlinks com a melhora no rankeamento no Google. 

É preciso lembrar que os backlinks são para links externos do seu site. Ou seja, não basta redirecionar para links que encaminhem para uma página que esteja dentro do seu domínio. 

O que preciso saber ao usar backlinks?

Primeiramente, é preciso ter noção que existem tipos de backlinks. Nesta trilha de conhecimento, você irá conhecer cada um deles de modo aprofundada, mas em outros textos hiperlinkados semanalmente aqui. 

Por ora, iremos apenas citar quais são os tipos de backlinks existentes: link nofollow; link dofollow; links patrocinados; links USG (conteúdo gerado pelo usuário); links tóxicos; links editoriais e links de alta autoridade. 

Atualmente, dois deles são mais destacados e, naturalmente, mais conhecidos: os links nofollow e dofollow. 

Como são avaliados os backlinks?

Os backlinks são avaliados pelos algoritmos por diversos fatores. Todavia, podemos listar três para fins de noções básicas. São eles: popularidade, confiança e tipo do backlink. 

Como falamos no tópico anterior, existem sete tipos de backlink. Essa classificação interfere na qualidade avaliada pelo algoritmo. 

É claro que, esses três requisitos estão dentro de outro contexto utilizado pelo algoritmo. O uso do SEO de cada site precisa estar alinhado às boas práticas recomendadas pelos mecanismos de buscas. 

Noções de como usar backlink: popularidade

O Google faz uma leitura minuciosa de quantos sites utilizam aquele backlink. Em outras palavras, qual é a popularidade daquele site. 

Essa popularidade também é avaliada da seguinte forma: número de visitantes no site, quantos backlinks redirecionados para aquele domínio possui e qual a sua “pontuação geral” no google. 

Quanto mais backlinks encaminhados para o site, mais popular ele é visto. 

Noções de como usar backlink: confiança

A política de confiança do Google é uma das mais rigorosas entre o mundo virtual. Links quebrados e descumprimento de regras de SEO são penalizados pelo buscador. 

Geralmente, essas penalidades são convertidas em quedas no rankeamento. É por isso que é preciso avaliar criteriosamente o site do seu backlink. 

Muitos acreditam que portais noticiosos são os mais indicados para a conquista de bons backlinks. Isso ocorre porque esses sites têm o compromisso com a divulgação da notícia e bons profissionais voltados para SEO. 

Atenção na qualidade

Após entender que usar backlinks são uma peça fundamental para rankear no google, você provavelmente está pensando em usar em todos os textos. 

Todavia, o uso de backlinks está atrelado à estratégia. Isso porque, para um SEO bem estruturado, o Google avalia a qualidade de um link e não apenas a quantidade usada em um texto. 

Um link de boa qualidade pode ser mais valioso do que mil usados em um único texto. Use a sua experiência como usuário como exemplo. Ao ler um artigo, você confia mais em um dado de Harvard ou de uma fonte que nunca ouviu falar? O mesmo acontece com backlinks. Quanto mais autoridade o site do seu backlink tiver, mais autoridade ele passará para o seu site. 

Como posso identificar bons backlinks?

Identificar a qualidade de um backlink pode ser uma tarefa difícil e demorada. Por isso, existem alguns aspectos que podem ser observados para essa autenticação. 

Mesmo que pareça algo “demorado”, essa verificação irá garantir que o seu site não perca a autoridade que está buscando: 

  • Credibilidade da marca no mercado
  • Credibilidade do site na internet
  • Links naturais (quando alguém espontaneamente faz referência ao site)
  • Texto âncora (palavra-chave em que se insere o link)
  • Posição do link na Página
  • Se possui blog (em caso de sites que não são noticiosos; 
  • Domínio

Usar backlinks: como verificar a qualidade do meu site?

Existe uma forma simples para que você analise rapidamente os backlinks utilizados em seu site. O Google Search Console dá um relatório geral do seu site. 

É importante relembrar que a ferramenta do Google não dá uma visão dos seus concorrentes, apenas do seu site. Nela, você consegue conhecer os links que apontam para o seu site. 

As informações fornecidas pelo Search Console são um pouco limitadas, mas podem auxiliar na análise do seu relatório. Faça login na sua conta da ferramenta, acesse o menu à esquerda do site, busque a opção Legacy Tools and Reports e clique em links. Nesta aba, você encontrará um relatório geral do perfil de backlinks do seu site no título “external links”. 

Lembrando que, na parte de external links, você visualiza sites que direcionam para o seu site. 

Conclusão

Usa backlink é uma das práticas mais importantes da estratégia de SEO. Entretanto, ela pode ser considerada um pouco complexa por envolver conhecimentos tecnológicos e textuais. Conheça também, as boas práticas de backlinks. E, se você tem interesse em conquistar bons backlinks para o seu site, clique aqui.

Blog
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]