Tutorial Parte 02: como escrever um release de sucesso

Por DINO 16 de julho de 2013
Tutorial Parte 02: como escrever um release de sucesso

Entre os diversos artifícios que a Web 2.0 permite na hora de escrever um release mais interativo, a escolha de imagens é um item que definitivamente se tornou obrigatório. Hoje, redações e jornalistas excluem sem ao menos ler, releases que não contenham imagens, e o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” nunca foi tão propicio como nos dias atuais. A imagem possui funções que vão muito além de apenas ilustrar o release, e a parte dois do tutorial é dedicada a explicar como utilizar melhor todos os recursos que uma imagem dispõe atualmente.

Escolha uma imagem que ilustre o conteúdo do seu release, e não dê bobeira, o mais importante é definir os atributos ALT e TITLE da imagem.

O ALT é a descrição que os buscadores utilizam para ajudar a definir o conteúdo da imagem e para indexá-la, é também o que aumenta o seu posicionamento no momento da busca por imagens. Quando o navegador por algum motivo não carrega a imagem, o atributo ALT é exibido em seu lugar. Na hora de escolher o ALT, procure não descrever o que é a imagem em si, mas sim o que ela representa e suprima o uso de palavras de parada (como, de, e, da, para). Por exemplo: a imagem de uma criança correndo atrás de uma bola, poderia ser descrita como “criança feliz brincando”.

dino divulgador de notícias

O TITLE é a descrição que aparece quando o mouse passa por cima da imagem. Ele é essencial para a otimização da imagem, busque usar textos relacionados com o texto criado para o atributo ALT, mas não use textos idênticos.

FOCO NO SEO – Sites de busca, como o Google Images, utilizam esses atributos para indexar a imagem, quanto mais adequado a definição dos atributos ALT e TITLE em relação ao conteúdo, melhor será o posicionamento na hora da busca. Não é indicado repetir as palavras chave do release na descrição dos atributos ALT e TITLE.

Na próximo post, a terceira parte do tutorial vai descrever como construir o texto do release de forma eficiente.

Quer mais dicas para escrever sua notícia? Confira este eBook que apresenta os 10 erros mais cometidos na criação de um release, e não erre nunca mais!

Assessoria de Imprensa
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]