Técnicas básicas de SEO para sua publicação

Por DINO 15 de março de 2016
Técnicas básicas de SEO para sua publicação

Certamente, quando produzimos um conteúdo para divulgação por meio da imprensa, queremos vê-lo nos maiores sites jornalísticos. Por outro lado, também queremos encontrá-lo com agilidade e facilidade nos mecanismos de buscas mais importantes da web. Bom, se você pensa assim, você está em busca do sucesso do produto, marca ou texto de seu assessorado.

Para que isso aconteça, não basta que o texto tenha um conteúdo de valor que interesse a um público-alvo, é preciso também utilizar recursos que vão além. Recursos esses como, por exemplo, os de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) e uso de palavras-chave dentro do texto. O intuito é fazer com que o conteúdo de seu cliente ganhe mais espaço e seja encontrado com muito mais facilidade e agilidade por leitores, jornalistas e outros tipos de internautas.

As pessoas buscam de tudo na internet. O produto do assessorado também é pesquisado, mas sem estratégia de SEO, ele não será encontrado tão facilmente mesmo que tenha saído em importantes portais de notícias. Estar no topo e na primeira página de resultados do Google é desejo e meta de quem produz conteúdo para internet.

Tente colocar-se no lugar de quem faz pesquisa em busca de algum produto ou informação. Certamente, você – como muitas outras pessoas – prefere a praticidade, agilidade e comodidade nos resultados, e não vai avançar mais que três páginas para isso. Estou errado?

O mesmo acontece com quem busca por algum serviço específico na internet. A primeira página, assim como o topo dela, é o local mais privilegiado da internet. E, quem está nela, certamente fez bom uso das técnicas de SEO.

O Google, por exemplo, utiliza uma métrica para avaliar a relevância do seu conteúdo na internet. É o PageRank. Para fazer este cálculo, será considerada a quantidade, qualidade dos textos, com utilização de recursos como link, palavras-chave etc.

Veja abaixo algumas formas de melhorar o resultado das suas publicações nos mecanismos de busca:

• Texto bem escrito: o texto deve ser bem estruturado, com palavras de alta relevância, ele poderá ser encontrado com mais facilidade e ficar por muito mais tempo no topo dos resultados; Seu texto deve iniciar com dados de mercado, contextualizando o leitor acerca do conteúdo abordado na matéria. Se possível, utilize ao menos uma das expressões-chave no início de seu texto;

• Lead jornalístico: você também pode experimentar tratar seu release como texto produzido para um veículo de comunicação, com caráter de matéria mesmo e não sugestão de pauta. Eu explico: manter no primeiro parágrafo do texto os assuntos mais importantes (como o clássico lead do texto jornalístico: Quem?, Quando?, Como?, Onde? e Por Quê?), e um título que traz palavras relevantes, funcionam sempre;

• Palavras-chave: ao produzir seu release, lembre-se de utilizar termos que são pertinentes ao seu conteúdo. Exemplo: assessoria de imprensa que divulga release de sobre lançamento imobiliário ou informação sobre corretora imobiliária, pode utilizar como palavras-chave: imobiliária, corretor, lançamento imobiliário, casa, apartamento, casa própria, financiamento, aluguel etc. Mas lembre-se: como tudo na vida em excesso é ruim, poluir o texto com muitas destas palavras relacionadas ao assunto e até mesmo repeti-las, pode derrubar posições de seu texto no Google, quando publicado em um portal de notícias, pois o Google vai filtrando o que é relevante ou não, e classificando palavras-chave em excesso;

• Google Trends: é uma ferramenta que funciona como um “termômetro” para você definir pautas e palavras-chave interessantes que são mais pesquisadas na internet. Com ele, você consegue mensurar para então potencializar o SEO de sua publicação. A ferramenta traz resultados pesquisados há anos e das últimas 24 horas, com apresentação de gráficos, ranking, regiões etc.

A produção de conteúdo é muito grande assim como seu consumo. A cada minuto milhares de releases são disparados por assessores e publicados por jornalistas. Saber manter-se nos melhores resultados não é mais segredo. É técnica disponível e gratuita.

Quer descobrir uma ferramenta para potencializar sua estratégia de SEO? Dê uma olhada neste ebook grátis: “DINO & SEO” e veja uma alternativa para você deixar seu site no topo dos resultados de busca do Google!

Assessoria de Imprensa SEO