O Social Media News Release apresenta um formato dinâmico e adaptado totalmente para o ambiente online
Para jornalistas, quanto mais completa a informação vier, melhor. Isso porque perde-se menos tempo na busca por elementos básicos e também se amplia o número de possibilidades para serem trabalhadas sobre o tema proposto. Sendo assim, fica a cargo dos assessores de imprensa encontrar maneiras eficientes de agregar conteúdo a seus releases sem que estes se tornem um amontoado de arquivos desconexos ou páginas e mais páginas de textos densos. Principalmente se o objetivo da divulgação for atingir portais de internet.
O aumento do número de sites, blogs e outras plataformas online criou a necessidade de produzir materiais multimidiáticos, ou seja, que conseguissem comportar em si mais de uma forma de apresentação. Pensar que na mesma página é possível ler textos, ouvir música, assistir vídeos e ainda baixar arquivos abre espaço para inovar no momento de compor uma pauta e dispará-la como release. Foi com este intuito que surgiu o SMNR – Social Media News Release.
Em 2006, Todd Drefen – considerado o pai do SMNR – apresentou o primeiro template para o novo formato como uma resposta ao artigo de outro profissional que já alertava para o fim do release tradicional, Tom Forenski. Em seu texto, intitulado “Die Press Release! Die! Die! Die!”, Forenski classificava a publicação como artificial e desafiava assessorias para que descobrissem uma nova forma de enviar comunicados à imprensa que fosse compatível com a realidade. Consequentemente, alguns pontos foram destacados para demonstrar quais eram as demandas a serem atendidas – e melhoradas. Entre eles:
❗A “desconstrução” do release em sessões especiais que pudessem dinamizar a leitura e seleção de informações por parte do jornalista;
❗O uso de outras mídias como vídeos, áudios e qualquer elemento que complementasse o conteúdo textual;
❗A busca por uma apresentação de material mais chamativa/diversificada;
❗ A importância de servir como gancho para a escrita do jornalista que receberá o release – o que não quer dizer enviar poucas informações, mas sim trabalhar com os dados relevantes e pontuais;
❗O uso de vários links dentro do release no intuito de fornecer referências e mais fontes de informação sobre a pauta proposta.
Após analisar tais questões, Drefen criou uma plataforma capaz de suportar novos formatos e, a partir dele, ferramentas foram desenvolvidas. A “StoryCrafter”, da assessoria Edelman, aparece entre as primeiras e foi anunciada em dezembro de 2006. No Brasil, o conceito de SMNR ainda é recente, mas já conta com uma plataforma específica: o DINO. A ferramenta permite que sejam elaborados releases para distribuição online que contam com a possibilidade de incluir material multimídia e formatação pronta para a publicação em sites.
Quer saber mais sobre SMNR? Então baixe gratuitamente o ebook “Entenda como o Power Release revolucionou a comunicação das assessorias“.
Fontes
Master New Media
Lint Bucket Media
Real Wire
Baixe GRÁTIS nosso e-book Redes Sociais para Assessorias de Imprensa e aprenda a lidar com este novo mundo.
O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.
Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.
Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]
Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]