Tutorial Parte 03: como escrever um release de sucesso

Por DINO 5 de agosto de 2013
Tutorial Parte 03: como escrever um release de sucesso

Agora que já falamos do título, subtítulo ou resumo e das imagens do release, a terceira e última parte do tutorial irá tratar do corpo do texto. Algumas dicas e técnicas ajudam a escrever um texto mais conciso, para obter mais sucesso e clareza com as informações que  se pretende divulgar no release.

Comece informando a data e a cidade e/ou Estado de abrangência do release para facilitar a segmentação geográfica e situar o leitor sobre de onde é o release que ele está lendo.

No primeiro parágrafo, elabore e esclareça as principais informações do seu release.  Explique as questões que ainda não ficaram claras ou diretas. Poupe tempo e vá direto ao assunto.

Utilize o segundo parágrafo para desenvolver e contextualizar o release. Se necessário, forneça informações complementares, como pesquisas, citações e dados para dar veracidade ao conteúdo.

Nos parágrafos finais forneça uma breve descrição da empresa ou da pessoa que está sendo divulgada e utilize links externos se possível. Os links serão otimizados com técnicas de SEO que aumentam o ranking do site.

Na hora de escrever o texto, mencione fatos interessantes, mas busque a objetividade, não use muitos adjetivos, não se repita ou se estenda demais. Por fim, revise o texto no corretor ortográfico, e se possível, peça que outra pessoa leia e revise o texto antes de publicá-lo.

FOCO NO SEO – aumente a visibilidade repetindo as palavras chaves do seu título no corpo do seu texto. Isso tornará seu release mais fácil de ser encontrado pelo público, pois aumenta o seu posicionamento nos sites de busca.

Quer mais dicas para escrever sua notícia? Confira este eBook que apresenta os 10 erros mais cometidos na criação de um release, e não erre nunca mais!