Qual o modelo de release ideal para o seu negócio?

Por DINO 16 de julho de 2014
Qual o modelo de release ideal para o seu negócio?

Release é a ferramenta básica de qualquer estratégia de comunicação. Para levar críticos à sua peça de teatro, tornar seu produto conhecido entre os dentistas ou lotar a coletiva de imprensa de repórteres, o release continua sendo a forma mais garantida e com o melhor custo-benefício. Saiba como achar o formato adequado para o seu objetivo, seguindo nossas dicas:

O artista em ascensão

Seu cliente lançou o primeiro livro, filme, exposição ou peça de teatro. O produto é bom, mas precisa conquistar reconhecimento da crítica. Considere adotar três medidas no release. Primeiro, oferecer uma exclusiva para uma revista ou TV local, com cobertura dos bastidores. Segundo, trazer para o texto do release o depoimento de alguém famoso ou prestigiado (“esta peça tem a benção de…”). Terceiro, enviar junto com o release exemplares ou acesso antecipado à obra (ou fazer uma “cabine”, no caso dos filmes).

dino divulgador de notícias

A boa causa com uma meta

O grupo de teatro tem uma meta de crowdfunding isto é, quando várias pessoas contribuem, com pequenas quantias, de maneira colaborativa à viabilizar uma ideia, um negócio ou um projeto. Jornalistas adoram números, metas e prazos (ao menos, os números dos outros). Um release com um infográfico bonito e chamativo pode ser uma ótima forma de elevar o “awareness” – estratégia para medir a percepção do consumidor para saber quais são as suas marcas preferidas e quais ele mais percebe no mercado – e levar a causa para os leitores dos veículos que você quer atingir.

A promoção imperdível

Todos os anos, postos de gasolina do Brasil afora celebram o “Dia Livre de Impostos” para mostrar como a carga tributária encarece os combustíveis. Nessa data, a gasolina é cobrada livre dos impostos (os postos tomam o prejuízo). Todo ano é a mesma coisa – e todo ano o evento tem ampla divulgação na imprensa. Uma promoção com um detalhe exótico ou um desconto irresistível pode ser o tempero que falta no seu release para sua promoção estourar.

A notícia impossível

Seu cliente pode ser o único capaz de informar sobre alguma coisa: o resultado de uma pesquisa de opinião, o perfil do consumidor de certo mercado, os resultados de um novo tratamento, a situação de certa espécie. O release em formato de notícia, com o mesmo lead usado nos jornalões, pode ser nesses casos o melhor modelo para ganhar repercussão.

O evento de sucesso

A loja de roupas vai inaugurar o show room, a balada vai celebrar seu aniversário ou a banda começará a turnê por uma cidade na qual ainda não se apresentou e quer lotar a casa. O objetivo é encher o lugar de gente, não apenas de jornalistas. Nesse caso inclua no release o flyer normal do evento. O pessoal do jornalismo de serviços gostará de reproduzí-lo para seus leitores. Entregar cortesias ou oferecer o “nome na lista” para repórteres credenciados também não é uma má ideia.

A nova onda da internet

Sentados durante longas horas nas redações e sem sair à rua, jornalistas dão cada vez mais espaço para o mundo virtual, como memes, virais e polêmicas das timelines. Um release com números do tipo “em menos de 24 horas, o vídeo já foi visto por X milhões de pessoas” e citações de blogs ou twitteiros que repercurtiram a sensação do momento facilitam a transformação do seu produto em notícia. Como diz o chiste, “se não existe na internet, não existe no mundo real”. E agora, que tipo de release você pretende disparar? Comente!

E você, já se perguntou o que o público do seu cliente espera como notícia de sua Assessoria? Baixe grátis o ebook “O que o jornalista espera como notícia de sua Assessoria”

Assessoria de Imprensa
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]