Pesquisa traça o perfil dos comunicadores e elenca oportunidades

Por DINO 13 de abril de 2020
Pesquisa traça o perfil dos comunicadores e elenca oportunidades

No mês dos jornalistas, a ETALENT (empresa de tecnologia especializada na gestão do comportamento), em parceria com o Grupo Comunique-se (conjunto de empresas com soluções tecnológicas para comunicação), ao qual o DINO faz parte, lançaram os resultados de sua pesquisa “Talento Brasileiro da Comunicação”.

O estudo, que traça o perfil comportamental dos comunicadores brasileiros, foi divulgado no Dia do Jornalista (7 de abril), durante webinar realizado pelo Grupo Comunique-se e ETALENT. O evento online contou com mais de 2 mil espectadores. Caso não tenha conseguido assistir, confira no vídeo abaixo:

Resumo da pesquisa sobre o perfil dos comunicadores brasileiros

Para a realização do estudo foi utilizada a metodologia DISC, que consiste em organizar o comportamento de um profissional em quatro blocos: dominante, influente, estável e conforme. Durante a pesquisa foram entrevistados mais de 1,8 mil profissionais de comunicação.

Área de atuação dos pesquisados

Entre os entrevistados 34% declararam trabalhar com jornalismo, 27% com comunicação e marketing, e 25% exclusivamente com comunicação. Em menor proporção, 10% afirmaram trabalhar com marketing, 2% com publicidade e propaganda, e 1% com radialismo.

Os talentos predominantes nos comunicadores

A maior parte dos entrevistados (10,29%) foi identificada com o talento de observador. Na sequência, surgem os talentos de facilitador (9,91%) e orientador (6,28%).

Oportunidades e ameaças para profissionais da área

A essência dos comunicadores brasileiros é a observação. Buscam no passado a compreensão para o que acontece no presente. Assim, conseguem ter mais segurança ao lidarem com situações, sentindo-se orientados para tomar decisões melhores. Tendem a se tornarem melhores parceiros, porque entendem as pessoas. Também são mais sábios em relação ao futuro. A partir disso podem ajudar os outros a entenderem onde estão e para onde querem ir. Isso funciona com relação a administração, aconselhamento, negociação, consultorias e, certamente, à comunicação.

dino divulgador de notícias

Enquanto isso, pensando no ambiente macroeconômico, a falta de perfis verificadores e visionários encontrada na pesquisa pode representar uma ameaça para o desenvolvimento econômico do país, tendo em vista que estes são os profissionais com visão de futuro, que delegam ações.

Por outro lado, a escassez desses perfis cria uma imensa janela de oportunidades para as pessoas com esses talentos, pois, seguindo o princípio da oferta x demanda, tornam-se profissionais ainda mais procurados e bem-remunerados.

O levantamento traz, ainda, informações sobre:

  • Distribuição geográfica;
  • Situação ocupacional;
  • Equidade de gêneros entre os níveis de talentos;
  • Faixa salarial;
  • Faixa etária;
  • Características do comunicador-empreendedor.

A pesquisa completa está disponível gratuitamente para download neste link.

Conclusão

A ETALENT e o Grupo Comunique-se lançaram os resultados de sua pesquisa “Talento Brasileiro da Comunicação”. O estudo que traçou o perfil dos comunicadores tem contribuição fundamental para a melhoria dos serviços prestados por estes profissionais e também ajuda a todas as áreas do mercado a terem uma visão mais “clínica” e técnica deste nicho, com dados, estatísticas e números relevantes.

Assessoria de Imprensa Jornalismo
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail marketing@dino.com.br.

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail contato@dino.com.br