O release é uma ferramenta de assessoria de imprensa que tem como objetivo a comunicação externa. Seu principal propósito é atender demandas jornalísticas por qualquer tipo de informação, podendo anunciar uma série de novidades: eventos, promoções, notícias sobre produtos e serviços, etc.
O release serve como ferramenta para apresentar a profissionais de comunicação determinado acontecimento relacionado a marcas, corporações ou personalidades. Um release tem por objetivo final atingir o público consumidor de determinado meio ou veículo da mídia, usando a avaliação de jornalistas como filtro validador.
O processo para a produção de release é simples
– Definição da pauta (escolher o tema abordado para divulgação);
– Desenvolvimento do conteúdo (explicando o assunto para o jornalista);
– Encaminhamento aos jornalistas (seleção de mailing para enviar o material).
Desta forma, o jornalista de redação decidirá se falará do tema abordado em seu release.
Título
O título é basicamente a frase chave que sintoniza toda a essência do release. Ele funciona como estímulo à leitura.
Bons títulos são claros, informativos e sucintos. Não é à toa que sites jornalísticos costumam limitar o número de palavras de um título de reportagem ou artigo. Afinal, o maior objetivo é apresentar de forma clara o assunto ao jornalista.
Resumo ou linha fina
Serve para acrescentar informações adicionais e que complementam o título. A linha fina é a chance de falar, de modo resumido, sobre o que se trata o conteúdo.
Introdução ou Lead
O primeiro parágrafo do release tem como objetivo sintetizar e agrupar as informações mais relevantes.
– Faça igual um jornalista de redação e responda às perguntas: quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?
Segundo parágrafo
Após trazer as informações mais importantes no primeiro parágrafo, é hora de apresentar os outros acontecimentos. Mas lembre-se: faça isso sempre em ordem decrescente de relevância.
Considere usar:
– Dados de pesquisa: servem para sustentar o que está sendo noticiado.
– Citações: as citações servem como forma de interpretação e legitimação sobre o que é dito, principalmente quando são feitas por especialistas.
Parágrafos seguintes ou conclusão
Use a sequência do texto para descrever e relacionar o serviço do cliente/empresa com o conteúdo.
Dicas extras
– Um release deve ter aproximadamente uma página.
– Não se esqueça de adicionar suas informações de contato, como telefone, e-mail e endereço. Assim, caso sua pauta seja selecionada, o jornalista terá como te encontrar
– Além deste modelo simples de negócio com os releases, existem métodos e recursos para “turbinar” seu texto a ponto de torná-lo um produto/ferramenta precioso de seu negócio, chamar a atenção do jornalista e alcançar seu objetivo e de seu cliente: a publicação na íntegra. E mais que isso, um bom engajamento na internet.
Aqui no DINO – Divulgador de Notícias Online seu release vira uma notícia. Sendo assim, é importante trabalhar bem o seu conteúdo, pois ele deixa de ser uma sugestão de pauta para ser uma notícia pronta para a publicação em nossos sites parceiros.
O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.
Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.
Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]
Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]