Métricas e estratégia no envio de email marketing

Por DINO 23 de dezembro de 2013
Métricas e estratégia no envio de email marketing

No último post, abordamos a importância da escolha do dia e horário para o sucesso de uma campanha de e-mail marketing, e igualmente importante para o sucesso da campanha é saber avaliar as métricas de pós envio. A maioria das ferramentas de envio de e-mail marketing possui as opções de métricas e relatórios padrão, que auxiliam na hora de avaliar os números da campanha. O mais importante é saber ler e identificar essas métricas para aprimorar a estratégia utilizada a partir do histórico de ações realizadas. As informações mais essenciais e importantes são: taxa de abertura, taxa de rejeição, taxa de cliques e a taxa de conversão.

dino divulgador de notícias

Taxa de Abertura (Open Rate) – É o percentual (ou número) de pessoas que receberam e abriram o e-mail.

Taxa de Rejeição (Bounce Rate) – É o número de emails que não chegaram até o endereço final. Os motivos podem variar desde a caixa de email cheia até e-mail digitado errado ou desativado.

Taxa de Cliques (CTR) – É o número de cliques que o email teve para algum link dentro da mensagem.

Taxa de Conversão (Conversion Rate) – É a porcentagem de pessoas que recebeu o email, abriu e clicou em algum link, finalizando a ação pretendida pela campanha.

Estude os números, compare com os dias e horários de envio e reformule a estratégia a partir das informações do relatório de leitura. Ao repensar a estratégia, avalie também a interação do público com o negócio como um todo e não apenas pela leitura do relatório de métricas do email marketing. Avalie o que está sendo divulgado em cada campanha, informações como o aumento de visitas, interesse e/ou vendas no site anunciado que podem não vir diretamente pelo e-mail marketing, mas sim por causa dele. Não foque apenas na taxa de leitura e clique do e-mail. Um público menor em leitura, porém maior em interação diretamente com a oferta divulgada pode ser muito mais interessante e trazer muito mais resultados para a campanha.

Assessoria de Imprensa
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]