Seja pelo modo particular (por e-mail – selecionando especificamente o jornalista) ou pela plataforma DINO – Divulgador de Notícias, certamente o envio de um release à imprensa exige de você um trabalho minucioso e estratégico de comunicação. Reunião para levantar ideias, seleção do que é notícia relevante, entrevistas com a fonte (seu cliente), produção de conteúdo (release) etc. Depois que o texto é publicado, chega a hora de colher e mensurar os resultados, uma etapa presente em qualquer plano de comunicação de agência ou assessoria de imprensa.
Sendo assim, separamos algumas dicas, tarefas e caminhos que você deve seguir para alinhar este trabalho, utilizando o a plataforma DINO como meio de divulgação online. Veja:
Periodicidade de envios: não adianta! É preciso ter um cronograma para tudo. Claro, sabemos que, às vezes, uma notícia não pode esperar para sair. Neste caso, é absolutamente permitido quebrar o cronograma de publicações. Mas o que não é correto é enviar conteúdo à imprensa a qualquer hora, momento, com qualquer assunto (às vezes nada relevante). Determine um calendário de publicações.
Release não faz milagre: é preciso compreender que enviar um release, independentemente do meio, não significa que o conteúdo será publicado em grandes portais. Antes desta impressão, lembre-se que ainda há critérios de noticiabilidade que são considerados pelos veículos de comunicação (relevância, proximidade, amplitude etc.); outro ponto importante é reconhecer que cada veículo possui sua própria linha editorial e normas técnicas internas.
Aguarde o Relatório: depois da publicação pela plataforma DINO, você terá um relatório com algumas métricas para serem observadas. Este recurso contempla Gráfico, que permite ver a quantidade de visualizações nesta notícia; arquivo PDF, um recurso fundamental que permite exportar a notícia para compartilhar ou imprimir, utilizando como um relatório físico ou online; Distribuições, um menu que exibe todos os sites parceiros que publicaram seu conteúdo; Mailing, onde você vai identificar a quantidade de jornalistas que receberam o seu conteúdo no modelo newsletter; e, por fim, Interação Social, métricas em redes sociais.
Replicar conteúdo em outros portais: já imaginou que follow vai muito além de vender uma pauta que não tenha sido divulgada anteriormente por nenhum canal? O que quero dizer é que é possível você negociar também que o jornalista replique sua matéria, ou seja, após publicação utilizando o DINO, recomende o link das suas publicações para enviar, de modo pessoal e direto ao jornalista, sugerindo que ele replique no portal em que trabalha ou até mesmo elabore uma matéria mais profunda com a sua pauta. Isso funciona!
Sala de Imprensa: se o seu cliente ou até mesmo você, assessor, possuir um site institucional, que tenha um canal específico para notícias, aproveite para replicar também estes conteúdos em seu site. Se for o caso, abra um espaço no site dedicado ao seu cliente na mídia. Já para você, assessor, utilize da mesma forma como o portfólio da sua equipe/empresa de comunicação.
Todas estas dicas, ou melhor dizendo, serviços, fazem parte da etapa final de um plano de comunicação voltado à imprensa. É o que as equipes de assessorias de imprensa chamam de mensuração de resultados. A etapa em que colhemos aquilo que foi semeado durante todo o processo de comunicação antes do envio do material (release, press kit etc.) à imprensa.
Assim como o processo feito por conta própria, com a plataforma do DINO – Divulgado de Notícias não é diferente. Você prepara todo o seu plano de comunicação voltado à imprensa e, somente depois, envia seu conteúdo por meio do DINO. Você terá um relatório completo e dinâmico para arquivar, medir e apresentar os resultados da sua divulgação.
O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.
Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.
Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]
Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]