O que evitar ao escrever release?

Por Jaqueline Sobreira 20 de junho de 2022
O que evitar ao escrever release?

É preciso saber o que evitar ao escrever um release na era da informação. Isso porque competimos a atenção dos jornalistas com milhões de conteúdos. Um bom release garante que uma marca ou assessoria consiga alcançar os seus objetivos de comunicação.

Por isso, desenvolvemos esse manual prático sobre o que você deve evitar ao escrever um release. Assim, as chances das estratégias de comunicação da sua marca serem melhores será grande.

1- Erros gramaticais

Tome cuidado com erros gramaticais e concordância. Um bom texto deve respeitar à todas as regras da língua portuguesa. É claro que erros de digitação podem acontecer. Por isso, escreva o seu texto, revise-o e, horas depois, leia-o novamente.

Em caso de dúvidas, use um mecanismo de busca ou recorra ao bom e velho dicionário. Erros gramaticais em um release mostram ao jornalista que o trabalho não foi levado à sério. Se possível, encaminhe o material para um colega que tenha domínio da língua portuguesa.

O corretor gramaticar digital nem sempre está 100% correto. Por isso, não considere somente ele na hora da correção. Algumas dicas de bons sites para usar na correção: dicionário michaelis, dicionário de sinônimos, academia da língua portuguesa.

2- Erro número dois para evitar ao escrever release: enrolação

Nem sempre quantidade é sinônimo de qualidade. Um dos erros para se evitar ao escrever releases é tentar enrolar demais. Dê as informações necessárias, respeitando o bom e velho português. É claro que, um texto não pode (e não deve) contar apenas dois ou três parágrafos.

Como falamos anteriormente, a densidade de palavras em um release é importante no uso do SEO. Mas, é possível escrever um bom conteúdo com 500-700 palavras sem que o conteúdo fique maçante. O equilíbrio entre um texto com a quantidade ideal de palavras é quase uma arte.

Um texto curto pode ser eficiente, se estiver focado no conteúdo, e um texto longo, com conteúdo demais pode se tornar cansativo para quem está lendo. Na dúvida, tente responder com qualidade as perguntas do Lead Jornalístico (Quem? O que? Como? Quando? Onde? Por que?).

3- Erro número três: disparo

Esse não chega a ser um erro para evitar ao escrever release, mas sim após a produção textual. Pense em jornalistas e profissionais que atuem em áreas correlacionadas ao assunto do conteúdo. Não adianta enviar o material para um grande número de comunicadores, sendo que a maior parte deles não trabalha ou tem interesse pelo assunto.

O disparo deve e precisa ser estratégico. Opte pela qualidade dos profissionais que se interessariam pela pauta, e não pela quantidade que receberiam o disparo.

4- Não ao espaço vazio

Não esqueça de colocar as informações de contato. Por mais óbvio que possa parecer, muitos jornalistas descartam releases bons por não terem a informação de quem escreveu. Portanto, um bom conselho para não vacilar nessa parte é: comece preenchendo o contato e depois escreva o texto do release.

5- Não conter um bom título

Essa é uma dica para evitar ao escrever release e em todo tipo de texto. O título é o primeiro contato do leitor com o texto. É, basicamente, a porta de entrada da informação. Por isso, o desenvolvimento do título precisa ter estratégia.

Pense em qual título teria maior impacto no seu leitor. O que chamaria a atenção? O que ele representaria para o release? Uma boa dica é escrever o título após a finalização e revisão de todo o release.

Existem diversas dicas que podem ser empregadas à escrita do release e outros conteúdos. Dentre elas, a principal sempre será a dica número um evite erros gramaticais.

Quer mais dicas para escrever sua notícia? Confira este eBook que apresenta os 10 erros mais cometidos na criação de um release, e não erre nunca mais!

Assessoria de Imprensa
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]