Dicas para uma melhor relação assessor-jornalista

Por DINO 10 de novembro de 2014
Dicas para uma melhor relação assessor-jornalista

O relacionamento é essencial em qualquer setor, mas quando se fala em assessoria de imprensa, ele é crucial para garantir bons resultados e para manter as parcerias certas. Jornalistas e assessores deveriam manter um relacionamento mais próximo, contudo, nem sempre é possível em virtude da correria do dia a dia, da falta de preparo de alguns departamentos de comunicação e da falta de vontade em realmente ajudar.

Para ajudar a resolver esta situação, listamos algumas dicas para este relacionamento funcione da melhor maneira possível, trazendo vantagens para ambos os lados e contribuindo para um processo mais transparente por parte das empresas e dos veículos de comunicação.

É preciso conhecer as peculiaridades de cada mídia

Uma das barreiras elencadas pelos jornalistas é a falta de conhecimento das assessorias de imprensa a respeito das peculiaridades de cada mídia. Cada veículo de comunicação possui um “timing” diferente, necessidades diferentes, dinâmica diferente, e isso precisa ser levado em consideração quando se pretende entrar em contato ou sugerir uma pauta.

dino divulgador de notícias

Conhecer o jornalista

Antes de encher a caixa de e-mails do jornalista, é necessário conhecê-lo, não só como forma de respeito, mas também para saber qual linha editorial ele segue, qual é sua especialidade e o que pode lhe interessar como pauta. Muitos releases acabam indo para a lixeira por falta de objetividade neste quesito.

Agilidade na informação

Poucas empresas estão preparadas para atender a uma solicitação imediata de um jornalista, o que acaba prejudicando essa relação. A maioria das notícias não pode esperar, sendo assim, o jornalista precisa de dados e fatos imediatos.

Porta vozes preparados

A falta de prática das assessorias de imprensa em treinar porta vozes para falar a respeito de determinados assuntos reflete-se no relacionamento entre assessores e jornalistas. Treinamentos periódicos e cursos de oratória poderiam reduzir este impasse facilmente, tornando as empresas mais úteis para os veículos de comunicação.

Transparência

A falta de transparência quando são consultadas pela imprensa deixa as empresas desacreditadas, o que poderia ser facilmente sanado com informações reais e facilmente comprovadas por meio de dados.

Releases adequados

Ao enviar um release para um jornalista, o assessor deve atentar-se para as particularidades do veículo – jornal, rádio, TV ou web – e preparar um release adequado a esse canal, facilitando sua leitura e veiculação.

Atendimento personalizado

Nenhum veículo de comunicação é igual ao outro, tampouco os jornalistas são os mesmos, mas os assessores de imprensa insistem em enviar releases em massa, sem ao menos apresentar-se ao profissional que irá receber a sua pauta. Neste sentido, ter um tratamento mais próximo com os jornalistas, visitando as redações e tendo maior conhecimento de como o trabalho deste profissional funciona, poderia melhorar e muito o relacionamento.

Evitar o marketing próprio

Jornalismo não é marketing, então por que será que tantas empresas enviam propostas de pauta baseadas na autopromoção? O papel do assessor de imprensa é contribuir como fonte de informação sobre determinado assunto, não fazer a publicidade da empresa por meio dos veículos de comunicação inadequados.

Material de apoio

A falta de material de apoio enviado junto com os releases limita o trabalho dos jornalistas, levando-os a descartar boas pautas em virtude da falta de informação. Fornecer o maior número de dados é o mínimo que um assessor pode fazer que a sua pauta vá ao ar com qualidade, competência e profissionalismo.

Eis algumas dicas para que jornalistas e assessores de imprensa possam se relacionar de melhor maneira e contribuir, uns com os outros, para promover informação de qualidade e relevante para a sociedade. Se você tem mais algum ponto a acrescentar, fique à vontade para deixar o seu comentário!

Assessoria de Imprensa Jornalismo
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]