Conheça a importância da Newsletter nas empresas

Por DINO 7 de outubro de 2014
Conheça a importância da Newsletter nas empresas

Chegar até o seu público de forma mais pessoal, levando conteúdo personalizado e alinhado aos interesses dele torna o seu relacionamento muito mais próximo, gerando confiança e credibilidade para a sua marca. Um excelente canal de comunicação direta com o seu público é a newsletter, uma publicação online enviada por e-mail que atrai a atenção, gera engajamento e oportunidades de negócio.

É por essas características e outras, que apresentaremos ao longo do nosso post, que você não pode deixar de conhecer a importância da newsletter para a sua empresa. Pronto para nos acompanhar?

Por que investir em uma newsletter para minha empresa?

A newsletter é um dos canais de comunicação mais efetivos que a sua empresa pode ter para interagir com os diversos públicos que tem. A taxa de abertura de e-mails autorizados para recebimento gira em torno de 90%, ou seja, a eficácia da newsletter é muito maior do que a maioria das estratégias de marketing e comunicação mais utilizadas no mercado. No entanto, fique atento: só envie sua newsletter para pessoas que confirmaram interesse no recebimento, seja por meio de um cadastro, uma ligação ou e-mail.

Newsletter não é mala direta digital

Muitas empresas confundem os dois conceitos, mas aqui vamos deixar bem definida a diferença entre essas duas estratégias de marketing: mala direta digital é aquela página de ofertas que você envia ao seu cliente, a qual também deve ser enviada somente para pessoas que aceitaram o recebimento. Já a newsletter é como um pequeno jornal digital, onde você envia conteúdo relevante para o seu destinatário, podendo ser inserido algum tipo de publicidade, mas respeitando a proporção 80 – 20 (80% conteúdo de qualidade, 20% publicidade).

Qual o objetivo da newsletter para minha empresa?

O objetivo da newsletter é gerar valor para o seu público, visando a criação de um vínculo de longo prazo, que trará credibilidade e confiança para a sua empresa. As oportunidades de negócio obtidas por meio da newsletter são consequências do bom relacionamento entre a sua marca e os públicos com os quais ela se relaciona.

Para quem devo enviar minha newsletter?

Sua empresa possui diversos públicos, entre eles: funcionários, clientes, consumidores, fornecedores, sócios e acionistas. Você pode enviar uma newsletter para cada um destes públicos, mas fique alerta: são públicos distintos, portanto, devem receber uma comunicação personalizada. Isto significa criar uma newsletter para cada segmento de público? Isto mesmo!

Quais as vantagens em produzir uma newsletter na minha empresa?

A vantagem principal é a manutenção dos relacionamentos da sua empresa com a rede de contatos que ela tem, fomentando negócios por meio do conteúdo produzido e compartilhado. Manter as pessoas informadas sobre o que se passa na sua empresa, bem como divulgar resultados positivos, premiações, novas aquisições, faz com que as pessoas se sintam parte do seu negócio, aumentando o seu engajamento e interesse pela sua marca.

O baixo custo da implementação de uma estratégia como a newsletter é outra vantagem, pois você se comunica com as pessoas que constroem a sua marca, de forma ágil e sem investir muito do seu orçamento. A formação de uma base de dados sólida e segmentada por meio de uma estratégia de largo alcance também podem ser elencadas como vantagens de se investir em uma newsletter.

Como medir a eficácia da minha newsletter?

Você pode criar diversos indicadores para medir a eficácia da sua newsletter, mas entre eles certamente estarão o número de aberturas de e-mail e o número de interações das pessoas com os seus conteúdos (cliques em links, preenchimento de formulários, entre outras).

Finalizando nossa conversa, lembre-se que uma estratégia de comunicação baseada no envio de newsletters não se trata de chegar ao maior número de pessoas, mas sim de se chegar às pessoas certas, aquelas que realmente farão a diferença para o seu negócio.

A newsletter é uma grande ferramenta do Marketing de Conteúdo.

Quer saber como essa estratégia pode alavancar os resultados de sua empresa? Baixe grátis o ebook “Marketing de Conteúdo: Entenda o que é e como funciona”