Quando se pensa em comunicação corporativa e mídia, o trabalho de assessoria de imprensa vêm logo à mente. Em seguida, o formato deste trabalho: textual. Divulgação de release – comunicados direcionados à imprensa – é uma prática que ainda traz bons resultados para quem opta por esta estratégia de comunicação. Porém, será que só o texto é suficiente nos dias de hoje? A resposta é: não.
Tratando-se de comunicação no âmbito digital, outra linguagem também se faz indispensável – a visual. Se o velho ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras” ainda circula por aí, não é errado dar uma versão mais atualizada a ele e afirmar que “uma imagem vale tanto quanto mil palavras”.
É com esta breve reflexão que chegamos ao ponto deste texto: como usar da fotografia para melhorar o seu release e deixá-lo ainda mais informativo e, consequentemente, completo?
Durante a produção ou a escolha de sua foto, tenha em mente algumas perguntas:
Se você respondeu ‘sim’ para todas as perguntas, então parabéns, a sua foto jornalística tem tudo o que precisa para completar o release e chamar a atenção dos jornalistas. Se respondeu ‘não’ para alguma ou para todas as perguntas, então sua foto pode melhorar. Confira abaixo algumas dicas da nossa redação para te ajudar com isso.
Diferente da fotografia comum, a foto jornalística tem o dever de trazer uma informação na linguagem fotográfica, relacionada à pauta. Ela não deve buscar apenas ser poética ou meramente estética, mas sim informativa, carregando a mesma quantidade de conteúdo que a matéria em si. Também deve-se lembrar de inserir os créditos na imagem sempre que possível, citando o nome do fotógrafo ou do banco de imagens.
Alguns exemplos interessantes:
Se não for possível produzir sua própria foto, você pode encontrar boas imagens nestes locais:
A fotografia certa é uma importante aliada para a construção de um release de sucesso. Quanto mais as linguagens escrita e visual se complementarem, melhor será o teor informativo do texto e, com isso, as chances do release se tornar uma notícia de destaque em grandes portais de comunicação.
O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.
Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.
Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]
Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]