Como o jornalista vê o assessor de imprensa? Confira pesquisa completa

Por DINO 7 de janeiro de 2021
Como o jornalista vê o assessor de imprensa? Confira pesquisa completa

Recentemente o Portal Comunique-se (maior comunidade de profissionais da comunicação do Brasil) lançou os resultados de sua pesquisa “Assessores de imprensa na visão dos jornalistas”.

O estudo, que teve mais de 300 respondentes, é uma fonte de insights que elenca as expectativas dos profissionais de ambos os lados do “balcão”. Após o lançamento da pesquisa, os jornalistas Alison Camargo (Comunique-se) e Julia Renó (Portal Comunique-se) bateram um papo sobre os resultados com o colega de profissão Cassio Politi, em seu programa Podcast-se. Clique abaixo para ouvir a conversa.

Resumo da pesquisa

O levantamento foi realizado em 2020 com mais de 300 profissionais de redações, cuja maioria indicou atuar nas editorias de cultura, economia e saúde. A pesquisa, que tem como objetivo aprimorar o contato entre as partes, apresenta informações sobre as melhores práticas e os maiores incômodos na relação entre assessores de imprensa e jornalistas de redação.

Perfil dos respondentes

Entre os entrevistados 42,2% declararam trabalhar em sites ou portais de internet, 17,9% redes sociais, 15% jornal impresso e 13,7% revista. Em menor proporção, 10% afirmaram trabalhar em rádio e 0,9% tv aberta.

Quanto aos cargos, 34% são gestores, 21,7% são repórteres ou redatores e 14,5% são subeditores ou editores. Em menor proporção ficaram os freelancers, colaboradores, produtores, colunistas, comentaristas, apresentadores e estagiários.

 

dino divulgador de notícias

Insights do estudo: os assessores na visão dos jornalistas

Apesar da diferença entre as atividades em redação e em assessoria de imprensa, a maior parte dos respondentes (74,8%) considera que os assessores também desempenham atividade jornalística. Um dado interessante é que 40,1% dos entrevistados afirmaram que se veem trabalhando em assessorias de imprensa.

Ao mesmo tempo, 42,6% consideram que o assessor de imprensa às vezes ajuda, mas às vezes atrapalha seu trabalho.

Quanto aos critérios que mais influenciam na hora de aprovar pautas, a resposta não nos surpreende. O assunto do e-mail, o bom relacionamento com o assessor e a inclusão de recursos multimídia são grandes decisores.

A pesquisa completa está disponível para download aqui.

Conclusão

O Portal Comunique-se lançou os resultados de sua pesquisa “Assessores de imprensa na visão dos jornalistas”. O estudo que coletou a opinião de centenas de comunicadores tem contribuição fundamental para a melhoria do relacionamento entre assessores e jornalistas de redação. Além de ajudar a todas as áreas da comunicação a terem uma visão mais realista deste nicho, com dados e números relevantes.

DINO é a Agência de Notícias Corporativas que potencializa o trabalho dos assessores de imprensa com a publicação de conteúdo noticioso nos maiores portais do Brasil. Clique e saiba como podemos te ajudar.

Assessoria de Imprensa Jornalismo
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail marketing@dino.com.br.

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail contato@dino.com.br