Como criar um press release de sucesso

Por Renan Costa 9 de setembro de 2021
Como criar um press release de sucesso

A comunicação externa faz parte do funcionamento ideal de toda empresa. A tarefa de informar a sociedade sobre lançamentos, ações e parcerias deve integrar as rotinas corporativas para que seja possível despertar o interesse da comunidade acerca dos acontecimentos relevantes.

O press release é uma das estratégias utilizadas para essa missão. No caso, a mensagem não chega ao público de forma direta, pois é encaminhada a uma base de jornalistas que se encarregarão de transmiti-la. Esse documento, de cunho jornalístico, fundamenta a relação entre a empresa e a imprensa.

Como é de se imaginar, os jornalistas recebem um enorme volume de releases diariamente. Por isso, é importante caprichar no texto e levar em conta a concorrência na hora de desenvolvê-lo. Um release bem escrito e estruturado poderá ser a chave para conquistar destaque na mídia e atrair atenção para a sua empresa.

O que é um press release?

O press release é um comunicado de imprensa que tem por objetivo promover acontecimentos de uma empresa.

Normalmente, o documento é elaborado e enviado por assessores de imprensa ou profissionais de relações públicas. Entretanto, não é uma regra, todo profissional que conheça a estrutura de um release estará apto a produzi-lo.

Como pontuado anteriormente, é direcionado a jornalistas que julgarão a relevância do fato para que seja veiculado.

Quando enviar um press release?

Justamente pela proporção da concorrência, o press release deve ser reservado para acontecimentos importantes que a empresa deseje informar. Um detalhe a se atentar é se o fato é de interesse geral ou se pode beneficiar um grupo considerável de pessoas. Levando isso em consideração, as chances de o release ser acolhido pelos jornalistas aumentam.

Alguns exemplos de fatos relevantes são: lançamentos de produtos ou serviços, eventos de grande porte, parcerias importantes, ações sociais etc.

Qual a estrutura de um press release?

Um press release de qualidade deve se basear em dois dos pilares da escrita jornalística: objetividade e clareza. É preciso chamar atenção e despertar o interesse com a menor quantidade de texto possível, por isso utiliza-se o modelo da pirâmide invertida.

Pirâmide Invertida

Pirâmide invertida é uma estrutura de escrita jornalística que busca priorizar as informações mais importantes e destacá-las logo no início do texto. Geralmente, tudo que possa atrair o receptor é colocado nos dois parágrafos iniciais.

Utilizar esta estrutura ao desenvolver um press release é interessante para prender a atenção do jornalista e fazer com que ele consuma o conteúdo por completo.

Assunto

Este será o primeiro campo com o qual o jornalista terá contato, portanto deve ser muito bem pensado para convencê-lo a clicar no e-mail. É importante personalizar o assunto de acordo com o perfil do profissional que o receberá, além de adaptar a linguagem utilizada.

Título

Enquanto no assunto o objetivo é exclusivamente chamar atenção na caixa de entrada do e-mail, o título precisa traduzir o conteúdo do release em uma frase. Um bom título será capaz de situar o leitor antes mesmo de ter contato com o restante do texto.

Local e data

Visto que o release busca divulgar alguma informação relevante de uma empresa, o jornalista precisa saber o quão recente é o fato se comparado com a data em que teve contato com o conteúdo. Esse tipo de comunicação costuma ser datada, fazendo com que a passagem do tempo afete diretamente o valor agregado à notícia.

Lide

Ocupando o primeiro parágrafo, o lide buscará responder 6 perguntas para oferecer um resumo de qualidade. São elas:

• O quê?
  • Quem?
  • Quando?
  • Onde?
  • Por quê?
  • Como?

As duas últimas não são obrigatórias logo no início do release, afinal, são informações de aprofundamento que irão integrar o desenvolvimento. Entretanto, se possível resumi-las de forma objetiva e clara, podem agregar neste primeiro momento.

Corpo do texto

Este campo é reservado para detalhar o que julgar necessário. É possível incluir diferentes tipos de mídia (imagens, vídeos ou áudios) que tornem o conteúdo mais interessante. A interatividade oferecida por esses recursos ocupará um espaço importante na memória visual do jornalista, fazendo com que o release se destaque.

Sobre a empresa

Este é o momento de agregar valor ao release demonstrando a importância de promover a empresa. Objetivamente, descrever qual a área de atuação, posicionamento e os principais produtos e serviços.

Contato

Por fim, explicitar as principais formas de contato para facilitar qualquer tipo de comunicação que seja necessária entre o jornalista e a empresa.

Como potencializar os resultados de um press release

Além dos benefícios que podem ser acarretados a partir de um release de sucesso, agregar um divulgador de notícias na estratégia pode ser benéfico. Isso porque a veiculação do release, nesse caso, é garantida e independe de uma hierarquia de fatos relevantes. Qualquer conteúdo da empresa pode ser divulgado, desde que respeite o caráter noticioso exigido.

A DINO, maior agência de notícias corporativas do país, realiza esse trabalho oferecendo, inclusive, serviços de produção de notícias. Caso prefira, também é possível escolher enviar seu próprio conteúdo e ter a revisão feita por uma equipe de jornalistas e redatores experientes. De qualquer forma, o release será publicado em grandes portais de notícia, como no exemplo abaixo:

press release dino terra

Conclusão

Conhecer a estrutura de um bom press release faz toda a diferença na qualidade de comunicação de uma empresa com a mídia. Conquistar a atenção de um jornalista e convencê-lo da publicação trará benefícios como ganho de visibilidade e aumento na percepção de valor acerca da sua marca.

Assessoria de Imprensa Empreendedorismo Jornalismo Marketing