Como criar um texto para o Circuito Informativo

Por Renan Costa 9 de setembro de 2021
Como criar um texto para o Circuito Informativo

A comunicação externa faz parte do funcionamento ideal de toda empresa. A tarefa de informar a sociedade sobre lançamentos, ações e parcerias deve integrar as rotinas corporativas para que seja possível despertar o interesse da comunidade acerca dos acontecimentos relevantes.

O press release é uma das estratégias utilizadas para essa missão. No caso, a mensagem não chega ao público de forma direta, pois é encaminhada a uma base de jornalistas que se encarregarão de transmiti-la. Esse documento, de cunho jornalístico, fundamenta a relação entre a empresa e a imprensa.         

Como é de se imaginar, os jornalistas recebem um enorme volume de releases diariamente. Por isso, é importante caprichar no texto e levar em conta a concorrência na hora de desenvolvê-lo. Um release bem escrito e estruturado poderá ser a chave para conquistar destaque na mídia e atrair atenção para a sua empresa.

O que é um press release?

O press release é um comunicado de imprensa que tem por objetivo informar sobre acontecimentos de uma empresa.

Normalmente, o documento é elaborado e enviado por assessores de imprensa ou profissionais de relações públicas. Entretanto, não é uma regra, todo profissional que conheça a estrutura de um release estará apto a produzi-lo.

Como pontuado anteriormente, é direcionado a jornalistas que julgarão a relevância do fato para que seja veiculado.

Quando enviar um press release?

Justamente pela proporção da concorrência, o press release deve ser reservado para acontecimentos importantes que a empresa deseja informar. Um detalhe a se atentar é se o fato é de interesse geral ou se pode beneficiar um grupo considerável de pessoas. Levando isso em consideração, as chances de o release ser acolhido pelos jornalistas aumentam.

Alguns exemplos de fatos relevantes são: lançamentos de produtos ou serviços, eventos de grande porte, parcerias importantes, ações sociais etc.

Qual a estrutura de um press release?

Um press release de qualidade deve se basear em dois dos pilares da escrita jornalística: objetividade e clareza. É preciso chamar atenção e despertar o interesse com a menor quantidade de texto possível, por isso utiliza-se o modelo da pirâmide invertida.

Pirâmide Invertida

Pirâmide invertida é uma estrutura de escrita jornalística que busca priorizar as informações mais importantes e destacá-las logo no início do texto. Geralmente, tudo que possa atrair o receptor é colocado nos três parágrafos iniciais.

Utilizar esta estrutura ao desenvolver um press release é interessante para prender a atenção do jornalista e fazer com que ele consuma o conteúdo por completo.

Título

O título precisa traduzir o conteúdo do release em uma frase. Um bom título será capaz de situar o leitor antes mesmo de ele ter contato com o restante do texto. Uma dica: o título sempre vai expressar um acontecimento, logo vai ter um verbo (inaugura, lança, faz, promove) que descreve a ação da empresa que foi descrita nos parágrafos iniciais.

Lide

Ocupando o primeiro parágrafo, o lide buscará responder 6 perguntas para oferecer um resumo de qualidade. São elas:

  • O quê?
  • Quem?
  • Quando?
  • Onde?
  • Por quê?
  • Como?

As duas últimas não são obrigatórias logo no início do release, afinal, são informações de aprofundamento que irão integrar o desenvolvimento. Entretanto, se for possível resumi-las de forma objetiva e clara, podem agregar neste primeiro momento.

Desenvolvimento

Neste trecho você irá detalhar o que julgar necessário. Quais os objetivos da empresa com essa ação? Como ela impacta a sociedade? A quem ela é dirigida? O que foi feito para chegar até ali? Os porta-vozes da empresa podem comentar a ação, sempre lembrando que o release não é um texto publicitário e não deve promover a empresa de nenhuma forma (adjetivos, evidenciar sucessos, falar em faturamento).

Conclusão

Como conclusão, é possível incluir um parágrafo sobre a empresa (história, objetivos, área de atuação) que seja incorporado de maneira natural e coesa ao texto, novamente lembrando do caráter não publicitário do release.

Serviço

O serviço é a parte que detalha as informações mais relevantes para o leitor que se interessar pela ação descrita no release. Para eventos, por exemplo, estas seriam local e data do evento, telefone para contato e formas de adquirir ingressos, se necessário.

dino divulgador de notícias

Como potencializar os resultados de um press release

Além dos benefícios que podem ser conseguidos a partir de um release de sucesso, agregar um divulgador de notícias na estratégia pode ser benéfico. Isso porque a veiculação do release, nesse caso, é garantida e independe de uma hierarquia de fatos relevantes. Qualquer conteúdo da empresa pode ser divulgado, desde que respeite o caráter noticioso exigido.

A DINO, maior agência de notícias corporativas do país, realiza esse trabalho oferecendo, inclusive, serviços de produção de notícias. Caso prefira, também é possível escolher enviar seu próprio conteúdo e ter a revisão feita por uma equipe de jornalistas e redatores experientes. De qualquer forma, o release será publicado nas agências de notícia parceiras, como no exemplo abaixo:

Conclusão

Conhecer a estrutura de um bom press release faz toda a diferença na qualidade de comunicação de uma empresa com a mídia. Conquistar a atenção de um jornalista, que poderá se interessar pelo conteúdo, pode contribuir muito para ajudar a estabelecer a empresa como autoridade no campo de atuação.

Assessoria de Imprensa Empreendedorismo Jornalismo Marketing
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]