Clipping Jornalístico: O que é? Para que serve? Por que fazer? Como fazer?

Por DINO 29 de junho de 2016
Clipping Jornalístico: O que é? Para que serve? Por que fazer? Como fazer?

A gestão da informação certamente é um desafio para diversas empresas, principalmente para as que apostam em estratégias de comunicação e marketing. Com a multiplicidade cada vez maior de plataformas disponíveis e, principalmente, com uma atuação mais ativa dos consumidores nas redes, as agências se veem obrigadas a monitorar os diversos canais de mídia para conhecer melhor o público, gerir a imagem de seus clientes, mensurar a aceitação dos produtos e serviços destes e, o mais importante, expor resultados.

No caso das empresas que apostam no relacionamento com veículos de imprensa, seja uma assessoria ou uma agência de marketing, essa mensuração é fundamental, afinal, é preciso acompanhar a abordagem dada nas matérias jornalísticas e o impacto da repercussão junto ao público, bem como saber o resultado de seus esforços. Para isso, nenhuma técnica consegue ser mais eficaz do que o bom e velho clipping. Mas o que ele é e qual a sua importância?

O que é o clipping?

Podemos dizer que o clipping é um processo que consiste no monitoramento constante de matérias jornalísticas, para que sejam coletadas aquelas que fazem menção a uma determinada empresa. Com essas informações devidamente organizadas, é possível elaborar relatórios que auxiliam a empresa a disseminar informações de forma mais planejada, além de serem fundamentais para toda a gestão da informação.

 
dino divulgador de notícias

Atualmente, as empresas que oferecem esse serviço disponibilizam uma ampla cobertura que pode ir desde os sites e jornais impressos até as rádios e os canais de televisão, isso sem contar no monitoramento de opiniões dos leitores nessas mídias – e nas redes sociais. Dessa forma, é possível que o assessorado tome conhecimento de qualquer tipo de veiculação relacionada a ele e acompanhe o desempenho das ações de seu assessor.

Para que serve?

Apesar de todo o processo ser aparentemente simples, seus benefícios são inúmeros. Pois é apenas por meio do clipping que se torna possível o acompanhamento de todos os resultados das estratégias da assessoria de imprensa, de modo que a direção da organização tome conhecimento da sua repercussão nos veículos de comunicação.

Além disso, é por meio do clipping que se pode agir preventivamente para conter crises de imagem, já que sem o monitoramento, torna-se mais difícil identificar quaisquer matérias negativas sobre a empresa estão circulando. Por fim, não podemos nos esquecer de que a clipagem possui importância fundamental para a gestão da informação, uma vez que possibilita o realinhamento de estratégias de marketing e de comunicação.

Em resumo, o clipping pode servir para monitorar o mercado, a empresa cliente e seus concorrentes, produtos, serviços e também ser parte do relatório de resultados demonstrando a eficácia das divulgações.

Como fazer?

Para fazer clippings, as assessorias possuem algumas alternativas como: contratar ferramentas online de clipagem ou de geração de publicações garantidas e (o DINO, por exemplo, como divulgador de notícias, gera um relatório compacto das diversas publicações em sites e portais parceiros facilitando a coleta dos resultados – [Clique aqui e saiba mais]), outra opção é ter à disposição profissionais de comunicação e/ou marketing internamente para realizar a tarefa. O trabalho é basicamente manual quando se trata de veículos impressos tradicionais como jornais ou as revistas – embora possam ser feitos digitalmente.

No caso dos sites, é importante a utilização de buscadores, como o Google, para facilitar a garimpagem de matérias, algumas pesquisas por palavras-chave podem ser bastante úteis, além disso, contar com o suporte de um profissional que acompanhe toda e qualquer veiculação em televisões e rádios. Um bom relacionamento com a mídia (jornalistas) também é fundamental nesse processo para se adiantar quanto às publicações alcançadas.

Vale lembrar que este processo é muito mais fácil se a assessoria de imprensa utiliza estratégias variadas, planejando de forma organizada suas divulgações e a triagem de contatos com veículos e a coleta das matérias publicadas.

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