Assessoria de Imprensa x Assessoria de Comunicação

Por DINO 19 de agosto de 2014
Assessoria de Imprensa x Assessoria de Comunicação

Assessoria de Imprensa e Assessoria de Comunicação (Ascom) são dois termos parecidos que definem atividades distintas, mas costumam causar confusão. A dificuldade começa com a nomenclatura da área, onde muitos não conseguem ver a diferença entre uma assessoria de comunicação e uma assessoria de imprensa. Tanto uma assessoria quanto a outra desempenham mais do que o simples papel de cuidar da “imagem” do produto ou cliente.

A Assessoria de Imprensa é responsável por toda a área comunicacional da empresa, marca ou profissional. Ela é composta somente por jornalistas e tem a função de lidar diretamente com os repórteres, além de conhecer as atividades, projetos, propostas e ideais da instituição ou cliente para, assim, elaborar releases e sugerir pautas noticiáveis para a mídia, ou seja, toda a comunicação interna e externa. Esse profissional realiza a intermediação entre a empresa e a imprensa.

Já a Assessoria de Comunicação, é constituída por, pelo menos, um profissional de cada área da comunicação, ou seja, jornalista, publicitário, relações públicas e o profissional de marketing. Seria o que muitos profissionais do mercado chamam de comunicação integrada. Esses profissionais precisam conhecer detalhadamente o produto ou cliente que assessoram e, além das funções tradicionais da assessoria de imprensa, devem ainda saber quais são os pontos negativos da instituição e tentar apresentar meios para solucioná-los e também criar um ambiente harmônico e estável entre colaboradores, proprietários e executivos.

Entretanto, não é raro as assessorias de imprensa exercerem o papel da assessoria de comunicação.

Mas, você já se perguntou o que os jornalistas esperam como notícia de sua Assessoria? Baixe grátis o ebook “O que o jornalista espera como notícia de minha Assessoria” e atenda as expectativas de seus clientes!