8 erros mortais que você deve evitar ao trabalhar um release

Por DINO 25 de março de 2014
8 erros mortais que você deve evitar ao trabalhar um release

Um release é uma apresentação de uma empresa, produto ou evento. E para cumprir esse objetivo, ele deve ser completo, ou seja, deve conter todas as informações essenciais, ser objetivo, sem redundâncias no texto e com um título que resuma tudo em no máximo duas linhas. Afinal, se não for bom, o título pode ser a primeira e a última linha que alguém irá ler.

DINO preparou uma lista de erros graves na hora de escrever um release, justamente para você saber o que não fazer na hora de escrever o seu. Vamos a eles:

Erro 1: Falta de informação
Se alguém ligar para lhe pedir alguma informação sobre seu release, você o escreveu errado. Um release deve ser completo e conter todas as informações sobre o assunto tratado. Para lhe ajudar a contemplar tudo em seu release, faça um check-list antes de escrevê-lo. Enumere tudo que é importante contar e depois do release pronto confira se faltou alguma informação.

dino divulgador de notícias

Outra técnica muito usada na redação jornalística e que pode ajudá-lo é responder às 5 perguntas: “Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?”. Se o seu release responder claramente a todas estas perguntas ele está completo e objetivo. Então, antes de começar a escrever responda cada uma delas; ficará mais fácil escrever um ótimo release.

Erro 2: Título vazio
A função de um título é resumir em uma linha tudo que contém em seu release. Você deve responder em até duas linhas as 5 perguntas jornalísticas mostradas acima. Quanto mais informação você conseguir colocar no título, mais assertiva é sua comunicação. Afinal, o leitor não precisará ler tudo para saber do que o texto se trata.

Erro 3: Enrolação
Um pecado gravíssimo na hora de escrever um release é a falta de objetividade. Use sempre sentenças curtas e nada de repetir raciocínios com outras palavras. Você deve partir do pressuposto que a pessoa que lerá seu release não tem tempo para gastar com textos longos e desnecessários. Quanto mais objetivo você for, mais chances tem de lerem seu texto. Então, quando seu release estiver pronto, leia-o de novo e corte palavras. Com certeza há algumas que não precisam estar ali.

Erro 4: Não tem contato
Um release deve sempre conter as informações de contato da parte que o escreveu. Pode ser que não precisem falar com você, mas se alguém precisar, como entrará em contato? Sempre coloque em seus releases o e-mail, o telefone, o nome e o endereço da empresa, caso necessário. Esse tipo de informação é essencial.

Erro 5: Sem imagens
Para enriquecer seu release coloque fotos junto da informação. Se não houver imagens não tem problema, mas lembre-se que elas aumentam as chances do seu release ser bem compreendido. Então, sempre que puder, anexe fotos, os jornalistas adoram, pois isto evita perda de tempo. E se você estiver falando sobre algum produto, vale a pena encaminhar seu release com uma amostra do que você está falando. O documento ficará mais completo.

Erro 6: Falar diretamente ao leitor
“Caro, jornalista”, “conto com sua participação”. Caso o jornalista tenha recebido seu release, sabe que a ele foi endereçado por se tratar de um release, sem a necessidade de pedidos, conversas ou falas aleatórias. O release deve ter foco na comunicação e informação, com linguagem clara, direta e dados suficientes para que o jornalista entenda sobre quem é, o que se passa, quando acontecerá, onde e porque será realizado.

Erro 7: Conteúdo publicitário
As pessoas que receberão seu comunicado estão esperando conteúdo relevante que possam passar a diante e informar outras pessoas. Publicidade é a última coisa que eles desejam em suas caixas de e-mail. Não destrua seu relacionamento com o jornalista, suas mensagens futuras podem ir direto para a lixeira ou caixa de spam e a chance de conseguir emplacar suas pautas literalmente para o lixo.

Erro 8: Metralhadora de e-mails
Certo, concordamos que enviar e-mails é simples, rápido e pode gerar resultado, mas não seja um disparador compulsivo, enchendo as caixas de jornalistas e virando um “spammer”. Procure conhecer o básico sobre os jornalistas para os quais costuma enviar seus e-mails, assim chegará cada vez mais perto de conseguir publicações, atendendo às necessidades dele e evitando enviar conteúdo que pode não ser de seu interesse. Todo conteúdo é importante a um determinado grupo de pessoas, saber onde estão e quem são os interessados pelo seu material é fundamental.

Agora que você conhece os principais erros cometidos ao se produzir um release, fuja deles e produza um material de qualidade. Para saber mais sobre a ferramenta de distribuição de releases DINO, acesse, www.dino.com.br. Pra você, faltou algum erro? Compartilhe sua opinião com a gente!

Quer mais dicas para escrever sua notícia? Confira este eBook que apresenta os 10 erros mais cometidos na criação de um release, e não erre nunca mais!

Assessoria de Imprensa
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]