7 passos básicos para um planejamento de Digital PR

Por DINO 30 de janeiro de 2017
7 passos básicos para um planejamento de Digital PR

Ao contrário de uma agência ou equipe focada exclusivamente em pesquisa, mídias sociais, publicidade ou marketing, o Digital PR pode englobar todas essas atividades, tendo uma visão holística do perfil de uma marca e da elaboração de campanhas multicanal para impactar positivamente seus influenciadores.

O bom profissional de Digital PR deve ser, principalmente, um excelente criador de conteúdo, produzindo textos que as pessoas queiram usar e compartilhar. Atividades como relações com a mídia, eventos, comunicação corporativa, e até mesmo a produção de comunicados à imprensa – press releases – com o objetivo de atrair o máximo de cobertura da mídia possível aparecem como versões análogas às táticas modernas de relações públicas digitais, tais como divulgação para influenciadores e blogueiros, guest posting, SEO, link building e gestão de mídias sociais.

É ao longo do planejamento de PR que são estruturados os objetivos estratégicos da empresa, seus públicos prioritários e a forma como todo o processo de abordagem e sensibilização são definidos. Aos interessados em criar um plano de comunicação, existem sete etapas principais que ajudam a estruturar as ideias e colocá-las em prática.

1) Identifique a estratégia de negócio da empresa

Antes de tudo, é preciso mapear a estratégia de negócio da empresa e seus principais objetivos globais para saber aonde ela quer chegar no curto, médio e longo prazo. Isso é fundamental, logo que o plano de comunicação estará diretamente alinhado a eles. Também é importante fazer uma pesquisa inicial sobre o mercado no qual está inserido, seus concorrentes, consumidores, e todos os segmentos que podem influenciar – positiva e negativamente – em seu negócio, criando uma perspectiva inicial sobre os componentes do plano.

2) Analise as práticas do seu público e da sua concorrência
Após identificar qual é seu público e quais concorrentes representam uma ameaça, direta ou indireta, para seus produtos ou serviços, é necessário estudar com maior profundidade seus padrões de comportamento. Nesta etapa, investigue as estratégias de marketing e vendas da sua concorrência, veja como se posiciona no mercado e de que maneira isso pode afetar seus negócios. Exercite o benchmarking. Quanto aos consumidores, entenda quais são as suas necessidades, padrões de consumo e preferências, isso permite criar serviços e mensagens personalizadas, cada vez mais efetivas.

3) Faça o diagnóstico dos canais de comunicação e marketing
Identifique quais canais de comunicação seu público mais utiliza e que fatores tornam a experiência de interação mais atraente. É preciso descobrir como ele se comporta nas redes sociais e que mídias trazem maior retorno para a empresa. Teste e monitore diferentes abordagens para identificar aquelas que trazem melhores resultados, tanto de reputação, quanto de conversão.

4) Defina os principais objetivos e estratégias adotadas
Em vista de todas as informações coletadas nas etapas anteriores, este é o momento de definir os objetivos do plano. Avalie, com base nos seus recursos e possibilidades, de que maneira o trabalho de comunicação corporativa pode contribuir para o crescimento da empresa, atraindo pessoas para a marca, gerando vendas ou fidelizando consumidores. Com os objetivos definidos, pense em como eles podem ser viabilizados e trace suas estratégias.

5) Crie um plano de ação e formas de mensurar os resultados
O plano de ação, parte tática do planejamento, é o momento no qual são definidas todas as atividades que serão realizadas para viabilizar o objetivo geral. É preciso apontar a dinâmica de cada ação, os recursos necessários para sua realização, quem serão os responsáveis e como cada um contribui para o sucesso do plano. Quanto aos indicadores de resultado, defina métricas capazes de apontar se o plano está se desenvolvendo como planejado e alcançando os resultados esperados.

6) Elabore um orçamento
Para que o plano de ações seja colocado em prática, é preciso avaliar se os recursos necessários estão disponíveis. Sendo assim, elabore um orçamento detalhando todos os investimentos necessários para cada ação e crie orçamentos alternativos. É preciso estar preparado para fazer adequações.

7) Prepare um cronograma para execução das ações
Mais do que criar um bom plano de comunicação, é preciso colocar as ações em prática. Crie um calendário, geralmente com um ano de duração, e disponha as ações em cascata, de forma que uma complemente a outra. Pense, com base na sua empresa, qual é a melhor forma de aplicar suas ideias e como erros podem ser corrigidos ao longo do processo.

Ainda que o planejamento seja fundamental, a etapa mais importante do plano é colocá-lo em prática. Para que seja efetivo é preciso seguir tudo que foi proposto e estar preparado para imprevistos, eles fazem parte da realidade corporativa.

Quer saber mais? Baixe grátis o ebook mais completo já feito sobre Digital PR no Brasil, neste link Academia de Digital PR.