5 ferramentas indispensáveis às assessorias de imprensa

Por DINO 18 de junho de 2014
5 ferramentas indispensáveis às assessorias de imprensa

A boa assessoria de imprensa não necessariamente é aquela que produz mais textos, mas sim a que torna relevante uma marca. Para atingir tal objetivo é necessário, além de conhecimento do mercado e de expertise, ter ferramentas que permitam a ele o desenvolvimento de suas atividades. Afinal, a eficiência é a relação entre os resultados alcançados e os recursos empregados. Junte bons profissionais com boas ferramentas e as chances de sucesso aumentam exponencialmente. Confira as essenciais:

Press Release

Para quem não conhece, essa é uma das mais (senão a mais) difundida ferramenta. Press releases (Comunicados à Imprensa, em bom português), ou apenas releases (para os íntimos), são textos curtos e objetivos que informam aos veículos de comunicação um acontecimento ou fato. Algumas pessoas tentam banalizar o release como um texto que qualquer um pode fazer e que basta fazer uma propaganda de determinada empresa e enviar aos jornalistas. Mas, assim como muitas das coisas simples da vida, ela requer conhecimento sobre forma, linguagem e, sobretudo, acerca do assunto/tema. O bom assessor é aquele que reconhece o valor de um texto que fisga o leitor até o ponto final além de entender as necessidades e facilitar o trabalho do jornalista.

dino divulgador de notícias

Redes Sociais

São as queridinhas da nova geração, que carrega a conexão à internet por onde vá e checa com frequência status, compartilhamentos, imagens, textos de amigos, colegas, personalidades e temas que façam parte do seu estilo de vida.

Para o assessor de imprensa, usar esses mecanismos para veicular notícias (deste que integradas em um forte plano estratégico) é uma ótima forma de informar e formar um público interessado. Falamos em nosso Ebook: Redes sociais para Assessores de imprensa sobre a importância do marketing de conteúdo e como tirar proveito das redes mais utilizadas no mundo.

SEO

A Otimização dos Mecanismos de Busca (Search Engine Optmization, do original em inglês) é, sem dúvida, fundamental. Quem conhece pode até estranhar a menção dela para um assessor de imprensa, mas podem ficar tranquilos que nós explicamos. O trabalho de “SEO” tem por objetivo principal otimizar páginas (ou até mesmo sites inteiros) para serem compreendidos de melhor forma pelos mecanismos de busca. Isso, consequentemente, melhora também o posicionamento desses sites nas páginas de resultados mostrando a relevância e confiabilidade destes no assunto buscado. A grande sacada para as assessorias é justamente a questão da relevância, do ser encontrável, estar presente onde o leitor procura. Afinal, quantos de nós pesquisam mais do que as três primeiras páginas de resultados? E quantos escolhem apenas os primeiros resultados? Pois então, devemos sempre aproveitar tudo o que agrega valor. (Veja como utilizar o SEO a seu favor)

Clipping

O clipping não precisa ser somente uma forma de medição para o cliente, mas uma ferramenta estratégica para conhecer o mercado, a marca, a concorrência. Através do que é dito pelos outros sobre algo ou alguém, é possível delinear uma posição de mercado e alguma necessidade de mudança de tática (ou mesmo de estratégia) no modo de lidar do cliente com a imprensa e a opinião pública.

Press Kit

Essa ferramenta é um “bote salva-vidas” para quem precisa conhecer bem sobre um assunto e não tem tempo para fazer uma pesquisa detalhada. O Press Kit – Kit para a imprensa – é aquela pasta que para muitos tem uma “aura dourada”. As informações contidas variam de acordo com cada caso, podendo envolver histórico detalhado, clipping, press release, biografia e material para a imprensa (entre imagens, vídeos e aspas). Essas ferramentas, aliadas à vontade de fazer bem-feito, escrevendo sempre o melhor texto e fazendo o levantamento mais completo, trabalham para que você e o seu cliente saiam sempre ganhando. Você utiliza todas essas ferramentas na sua assessoria de imprensa? Alguma ficou de fora? Complemente a nossa lista por meio dos comentários!

Quer tirar máximo proveito destas ferramentas? Baixe grátis o ebook “Guia DINO para Assessores de Imprensa” e saiba como turbinar os resultados de seus clientes!

Assessoria de Imprensa
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]