4 formas de turbinar seu release

Por DINO 25 de julho de 2014
4 formas de turbinar seu release

O objetivo principal de um release é transmitir as principais informações sobre determinado produto ou serviço para um público muito específico, os profissionais da comunicação. A repetição de palavras já dá uma pista do empenho necessário: produzir informação para quem produz informação demanda o dobro de atenção. Então, o básico é seu texto estar bem estruturado, com escrita e gramática impecável, com as informações mais importantes em primeiro lugar e de leitura agradável. Mas, isso é só para começar. Veja abaixo algumas dicas do DINO para tirar seu release do limbo da caixa de entrada dos seus targets.

Muito além do texto

Existem mil e uma maneiras de se transmitir uma informação: usando montagens, gif animados, fotografias, ilustrações, infográficos estáticos, infográficos interativos, memes de internet, vídeos, enquetes, hiperlinks com outras páginas etc. Então, por que ficar apenas no texto? Verifique quais os tipos de possibilidades estão alinhadas com seu conteúdo, certifique-se de que a plataforma de divulgação do release suporta os diferentes formatos de arquivos e invista em uma forma criativa de expor seu conteúdo.

A internet é uma rede

Um release pode extrapolar a plataforma que utilizou para chegar até o seu público alvo. Dentro do texto podem ser incluídos hiperlinks para páginas relacionadas e que ajudem a contextualizar seu conteúdo. Informações relevantes valem ouro para seus clientes. Por outro lado, redes sociais como o Medium.com e o Storify.com permitem a criação de histórias interativas. Outros como o Soundcloud, Youtube e Vimeo, permitem a inserção de arquivos de áudio e video incorporados ao texto. As possibilidades da internet são inúmeras: explore-as!

Varie as formas de divulgação

Quem quer garantir uma boa circulação de release está cansado de saber a importância de uma boa lista de e-mails. Não se trata de quantidade, mas sim adequação entre o conteúdo e as pessoas que estão recebendo-o. Se seu release é sobre uma nova peça de teatro, não adianta o editor de economia do jornal receber seu material. Isso só irá depor contra seu nome e desgastar sua relação com seu público.

Além disso, utilize seu site e perfis nas redes sociais pra divulgar o material. Nesse caso, não há necessidade de ser tão seletivos, já que as informações são públicas e, potencialmente, qualquer cliente ou profissional de comunicação verá a postagem. Redes como Facebook, Linkedin e Twitter oferecem uma série de métricas que lhe permitem avaliar a repercussão dos seus materiais postados e, com isso, melhorar sua produção.

Texto não é mais só coesão, atratividade e gramática

Com a internet e tecnologias de busca, escrever “bem” ganhou uma nova variante: a visibilidade nos mecanismos de busca. Sites como o Google, Bing e Yahoo utilizam uma série de algaritimos e equações aritméticas para determinar a ordem dos resultados e estabelecer quais são as páginas mais relevantes em relação ao(s) termo(s) buscado(s). As técnicas de Otimização de Buscas (Search Engine Optimization, SEO) dão pistas de como fazer sua página subir no ranking. Aspectos como uso de termos simples e de fácil entendimento, conteúdo inédito e boa articulação com assuntos relacionados (inclusive com hipelinks) podem ajudar nisso. Procure saber mais sobre SEO e otimizar sua redação.

Então, quer mais dicas de como turbinar seu release? Baixe grátis o ebook “Ferramentas Infalíveis para seu Power Release Decolar”!