4 Estratégias para um comunicado de imprensa de sucesso

Por DINO 18 de novembro de 2014
4 Estratégias para um comunicado de imprensa de sucesso

Comunicado de imprensa, press-release ou simplesmente release, é um comunicado/ declaração feita por um indivíduo ou organização para a imprensa. Ele pode anunciar uma grande variedade de notícias, incluindo eventos marcados, promoções pessoais, prêmios, novos produtos e serviços, relatórios de vendas, etc..

Um comunicado de imprensa, se bem usado, pode ser uma poderosa ferramenta de comunicação que conecta a empresa ao jornalista. Mas como torná-lo um sucesso?

Primeiro lugar: é fundamental ter uma boa estratégia para alcançar o maior número de pessoas e tornar sua empresa conhecida. Vamos listar quatro características que fazem do seu comunicado de imprensa um campeão:

1. Jornalistas dão mais atenção a pautas personalizadas

Quanto mais direcionada for a mensagem, melhor. Jornalistas gostam de receber sugestões de pauta que sejam (quase) exclusivas.

dino divulgador de notícias

2. Conteúdo de qualidade

Jornalistas prezam pela informação mais do que tudo, capriche no conteúdo e nas informações. Ela deve ser breve, clara e direta: uma versão ultracompacta do ponto principal do press release

Enquanto o press release tradicional era escrito para jornalistas, o press release da era das redes sociais pode ser escritos por qualquer pessoa.

Os jornalistas e veículos tradicionais perderam um pouco da sua influência para os blogs e as redes sociais. As pessoas estão muito mais ligadas em outras formas de mídia e geralmente escolhem as noticias que querem ler.

Portanto, antes de escrever um press release, pense nos leitores em potencial. Não é mais necessário escrever apenas para atrair jornalistas, agora existem novas variáveis, então pense como atingir vários grupos em vez de um só.

3. Ineditismo

Muitos jornalistas prezam o ineditismo para emplacar uma pauta, ou seja, não adianta ficar mandando um monte de pauta para todo mundo. Se enviar para muitas pessoas o fator exclusivo se perde, pense para quem será mandado a notícia ou comunicado, veja quem tem interesse, e onde você terá uma melhor visibilidade com a publicação do comunicado. Muitas vezes qualidade é melhor que quantidade, por isso escolha bem para onde os seus comunicados serão enviados.

4. Invista em outras fontes de informação

Muitos jornalistas recorrem a outras fontes, principalmente às redes sociais, para buscar pautas. Ou seja, diversifique sua forma de entrega de conteúdo.

Conseguiu entender o que é um comunicado de imprensa e como ele deve ser feito? Essas foram apenas algumas dicas do DINO, deixe sua opinião nos comentários e continue acompanhando nosso blog!

Assessoria de Imprensa Jornalismo
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]