A importância da visibilidade na mídia para as marcas

Por BRUNO A RODRIGUES 5 de outubro de 2022
A importância da visibilidade na mídia para as marcas

A visibilidade de uma marca é um dos pilares quando o assunto é reputação e credibilidade. E nas organizações, essa estratégia é responsabilidade dos setores de comunicação e marketing. 

Afinal, a visibilidade tem como papel principal dar voz e espaço para que os diferenciais, projetos e propósito da empresa sejam vistos pelo público-alvo, a fim de estabelecer conexão com o cliente e ao mesmo tempo gerar a reputação da marca.

Entretanto, apesar de tamanha importância, muitas marcas ainda não exploram as principais estratégias de comunicação e marketing quando o assunto é visibilidade na mídia.

Neste artigo, vamos abordar os principais benefícios da visibilidade na mídia para uma marca.

Por que devo me atentar à visibilidade da minha marca?

Na era das mídias digitais, a concorrência entre empresas do mesmo segmento vem aumentando cada vez mais. Por isso, é fundamental que você compreenda a importância de boas estratégias de comunicação e marketing, para garantir a visibilidade da sua marca e não ser deixado para trás. 

Nesse ponto, estabelecer confiança com o público é essencial, porque é ela que irá assegurar que o cliente volte a procurar especificamente pela sua empresa e a considerá-la como opção na hora da tomada da decisão de compra.

Não é segredo para ninguém que a credibilidade é a base de todos os relacionamentos, mas você sabia que isso também se aplica às relações comerciais? Pois é, as empresas estão finalmente entendendo o verdadeiro valor de fidelizar seus clientes. 

Cada marca precisa mostrar seu diferencial, aquilo que a destaca das demais e que perpetua no subconsciente dos seus consumidores, a fim de que eles a procurem por isso. 

Entretanto, nada disso vale realmente se o seu conteúdo não for bom. Afinal, ele tornou-se uma das principais ferramentas de marketing e vendas, porque caso não seja relevante e interessante, não causará uma boa impressão que convença o público a ir para o segundo passo, o Call to Action

Mas como adotar um diferencial?

Não necessariamente sua marca conquistará público seguindo somente uma das vertentes de estratégias que o marketing possui, sejam elas digitais ou não, mas sim usufruindo de um conjunto de medidas eficazes para ser reconhecida entre as demais empresas do mesmo ramo. 

Um cartão de visitas bem feito e chamativo para entregar aos clientes, um feed colorido e harmônico no Instagram e mensagens personalizadas enviadas periodicamente no Whatsapp para consumidores leais, essas são algumas estratégias básicas que você pode pensar em adotar no seu negócio. 

visibilidade na mídia para as marcas

A Apple, por exemplo, é uma marca com um branding muito forte e que se destaca de outras empresas de eletrônicos, como a Samsung e a LG. 

A empresa utilizou tão bem as estratégias de marketing e comunicação que hoje em dia nem precisamos ler o nome para saber se determinado produto pertence à marca, nós simplesmente sabemos. 

Confira o porquê da Apple ser uma marca inovadora e especialista em estratégias de marketing que asseguram sua visibilidade na mídia.

visibilidade na mídia para as marcas

As vantagens de focar na visibilidade da sua marca 

Agora que entendemos a importância de aumentar a visibilidade da sua marca, podemos compreender sobre as suas vantagens para o negócio, que está diretamente relacionada ao aumento de vendas, obter bons resultados e, é claro, ultrapassar seus concorrentes. 

Com bons feedbacks pelo caminho, as portas para o crescimento da captação de clientes se abrem. Vamos entender mais profundamente sobre essas vantagens: 

Melhora do relacionamento marca x cliente

Um bom atendimento ao cliente assegura que ele se sinta valorizado pela sua instituição. Ou seja: aumenta as chances de ele buscar pela sua empresa novamente, de se fidelizar como cliente, e o preço deixa de ser o principal agente na decisão de compra. 

Assim, esse papel passa a ser do atendimento ao cliente, ideais e valores da sua marca. Além, é claro, de ampliar a possibilidade de esse consumidor indicar sua empresa para outras pessoas. 

Aumento no tráfego das redes sociais, site e empresa

Uma boa visibilidade de marca garante que as pessoas comentem e compartilhem mais sobre sua empresa, dessa forma atraindo a atenção de possíveis novos clientes. 

Entendendo a importância e as vantagens de ampliar a visibilidade da sua marca e usar isso como estratégia de marketing e comunicação para o crescimento do seu negócio, vamos agora compreender uma outra parte super importante nesse processo, que é como fazê-lo. 

Como melhorar a visibilidade da sua marca

Uma parte fundamental para garantir a visibilidade da sua marca é ter um perfil de público-alvo. Afinal, conhecer bem seus clientes assegura que você considere suas necessidades e desejos para então atraí-los ao seu negócio.

É fato que muitas empresas não dão o devido valor a isso, mas compreender o perfil das pessoas que transitam pela sua marca faz com que você entenda as características do público que está captando. 

Além disso, quanto mais você conhecer o perfil do público alvo da sua empresa, mais eficaz serão suas estratégias de marketing. 

visibilidade na mídia para as marcas

Garantir visibilidade para a sua marca precisa ser uma tarefa contínua. Não adianta nada querer que tudo se desenvolva de um dia para o outro, quando o trabalho para se conquistar público e se manter firme e atualizado no mercado é constante.

Busque sempre evoluir e estudar o setor em que seu empreendimento está inserido, assim, você garante conhecimento a mais para elaborar boas campanhas e estratégias de marketing, a fim de estar sempre um passo à frente de seus concorrentes. 

3 ações que ajudam a gerar visibilidade na mídia para as marcas

  1. Relacionamento com a imprensa

Um bom relacionamento com a imprensa é fundamental para conectar os clientes com os veículos de comunicação. 

Embora emplacar conteúdos na mídia seja uma tarefa difícil, estar em evidência nos grandes veículos de comunicação é uma ótima forma de construir reputação, a fim de fortalecer uma imagem positiva de acordo com as publicações alcançadas.

  1. Produção e divulgação de releases

O release é uma ferramenta de comunicação imprescindível na divulgação de informações e tem como objetivo dar aos jornalistas conteúdos relevantes sobre determinada marca ou produto. 

Essa ferramenta é utilizada principalmente pela assessoria de imprensa, que são responsáveis pelo relacionamento com a mídia.

Sua finalidade é assegurar que a informação anunciada seja devidamente veiculada na imprensa, para conseguir espaço nos canais de comunicação através de mídia espontânea.

  1. SEO e conteúdo

O SEO é uma das principais estratégias de marketing digital e significa Otimização para Mecanismos de Busca. 

A melhor forma de ter seu conteúdo bem ranqueado em buscadores como o Google, é utilizar o SEO, que consiste em um conjunto de estratégias de otimização para sites, blogs e páginas na internet, com o objetivo de melhorar o posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores.

Lembre-se de sempre utilizar a tecnologia a seu favor

Focar em boas estratégias digitais, como criação de blog, site, entre outros tipos de endereços digitais é super importante para atrair mais visibilidade para a sua marca, pois permite uma conexão mais direta com seus consumidores. 

Atualmente, as pessoas utilizam a internet para absolutamente tudo, e isso inclui pesquisar por produtos, locais e serviços. Portanto, é importante que seu empreendimento se mostre presente no mundo online.

visibilidade na mídia para as marcas

Concluindo…

Durante a leitura deste artigo você aprendeu a importância da visibilidade para uma marca, suas vantagens para o negócio e como usá-la nas suas estratégias de comunicação e marketing. 

Agora, você está finalmente preparado para elaborar bons planejamentos, a fim de ampliar os horizontes do seu empreendimento. 

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