5 dicas para quebrar o bloqueio criativo: como começar a escrever

Por DINO 14 de dezembro de 2021
5 dicas para quebrar o bloqueio criativo: como começar a escrever

Pode ser um e-mail, um texto de blog, um release, um artigo, uma notícia ou até aquela legenda especial do Instagram: todo tipo de texto está sujeito ao famoso bloqueio criativo. Você já tentou começar a escrever e se deu conta de que não tinha a menor ideia do que digitar? Pois é, esse “branco” acontece com todo mundo, até com quem já tem bastante experiência com escrita.

Mesmo se você tem facilidade para escrever, começar um texto pode ser um desafio. Que tal ter à mão dicas que te ajudem a superar isso? Conheça algumas técnicas que você pode usar para conseguir esse empurrãozinho inicial e desbloquear sua criatividade.

5 dicas para quebrar um bloqueio criativo

1. Brainstorming

Você já deve ter ouvido falar dessa técnica, muito usada em equipes para encontrar soluções a partir da reunião de várias ideias. Fazer um brainstorming também é uma boa forma de driblar o bloqueio criativo na hora de começar a escrever. 

Em vez de continuar buscando a frase ideal para dar a largada no seu texto, simplesmente escreva as palavras e frases que vêm na sua cabeça quando você pensa no tema do seu texto. Não precisa fazer sentido nem ter ordem. A ideia é criar a sensação de que você já começou a escrever e se livrar do sentimento de bloqueio. Depois, ler as palavras e frases que você escreveu pode ajudar a pensar num começo propriamente dito.

2. Planejamento

Nada melhor do que um pouco de planejamento para combater a sensação de desorganização que às vezes causa o bloqueio criativo. Tente estruturar seu texto pensando nele como um caminho: de onde você quer sair e onde quer chegar? Isso te dá uma ideia do que vai ser sua introdução, desenvolvimento e conclusão. 

Você pode fazer uma tabela e colocar nela, de forma resumida, o que quer trabalhar em cada parte do texto. Por exemplo: “1º parágrafo – introduzir o tema e dizer que o bloqueio criativo é comum”. Deixe essa tabela à vista: visualizar uma “prévia” do seu texto ajuda a quebrar o bloqueio criativo.

dino divulgador de notícias

3. Pesquisa

Às vezes, o que causa o bloqueio criativo é a falta de informações necessárias para construir o texto, e nesse caso está claro por que você precisa de uma pesquisa. Mas, mesmo já sabendo bastante sobre o assunto, pesquisar pode ajudar a encontrar outros textos sobre o mesmo tema que sirvam de inspiração (ou de exemplo a não ser seguido!). 

Faça uma busca rápida por palavras-chave relacionadas ao tema do seu texto e veja o que já foi escrito por outras pessoas. Inclusive, citar algum outro material que seja bastante conhecido é uma boa forma de começar um texto! Por exemplo, se seu texto é sobre a relação com animais de estimação, começar citando uma cena do filme ou livro Marley e Eu pode fazer bastante sentido para o leitor interessado no assunto.

4. Leitor Ideal

Outra coisa que ajuda a quebrar o bloqueio criativo é tentar sair da posição de escritor. Pense em uma pessoa que vai ler o seu texto, o seu Leitor Ideal. O autor de best-sellers Stephen King fala disso em seu livro Sobre a escrita, em que dá várias dicas para quem quer escrever. 

Stephen King é autor de ficção, mas essa dica serve para qualquer tipo de texto: se você fosse o leitor para quem você está escrevendo, o que você ia gostar de ler? Qual frase ia chamar sua atenção e fazer você ficar curioso para ler o texto todo? 

O leitor ideal de uma notícia quer ficar bem informado, por isso a notícia começa logo contando o que aconteceu. O leitor ideal de um romance quer conhecer a história dos personagens, então uma boa maneira de começar é apresentando um deles, e assim por diante.

5. Sem preocupação

Talvez você não consiga começar a escrever por não sentir o texto “pronto” na sua cabeça. Não espere estar pronto, comece! Ninguém precisa acertar da primeira vez, não se preocupe com escrever fora da estrutura ideal, ou de cometer erros de gramática. A revisão está aí para isso, e o ideal é deixar o texto descansar um pouco antes de reler. 

Pense que você está fazendo um rascunho, uma primeira versão, que você pode voltar a ler só depois e aperfeiçoar. Isso vai te fazer relaxar e quebrar o bloqueio criativo que surge do medo de errar. Não existe texto perfeito na primeira versão, e pode ser que você precise de muitas e muitas versões até chegar em uma definitiva.

Conclusão

Lembre-se dessas cinco dicas na próxima vez que vier aquele “branco” na hora de começar a escrever. Cada texto é único, então pode ser que uma funcione melhor do que a outra, ou que você precise de todas! O importante é ter em mente que o bloqueio criativo acontece com todo mundo e não precisa se desesperar se sentir que não consegue começar. Faça um intervalo, pegue um café, escolha uma das técnicas e boa escrita!

Conteúdo produzido por Isabela Torezan
Assessoria de Imprensa Blog Empreendedorismo Jornalismo Marketing