10 hacks para alcançar melhores resultados em webinars

Por DINO 8 de julho de 2021
10 hacks para alcançar melhores resultados em webinars

O início da pandemia e, consequentemente, do isolamento social, fez com que as pessoas passassem a ter mais tempo para consumir conteúdo on-line. Segundo dados da Business Insider, em abril de 2020 houve um aumento de 70% no número de realização de lives no Instagram. 

Com isso, os times de marketing puderam se adaptar à nova realidade e dar ênfase para estratégias como webinars, que eram prejudicados por demandar muito tempo de tela em um mundo onde as rotinas eram mais agitadas. 

Em um momento tão propício para o consumo de conteúdos em vídeo, reunimos 10 hacks para potencializar o alcance e o desempenho dos seus webinars.

10 hacks para alcançar melhores resultados em webinars

1. Faça uma sequência de um evento de sucesso

Para essa dica é válido o provérbio “em time que está ganhando não se mexe”. Inovar é importante, assim como entender o apelo do público acerca de cada ação promovida. É comum que alguns temas gerem mais interesse do que outros. Por isso é importante documentar cada live produzida para que seja possível analisar os resultados.

Criar uma sequência de eventos que girem em torno do mesmo assunto é duplamente válido, afinal, além de atrair novos leads, os que já foram engajados nos eventos anteriores têm mais chances de se interessarem pela sequência.

2. Elabore webinars perpétuos

Ao realizar um webinar comum todos os esforços só geram resultados uma vez. Um webinar perpétuo permite que 90% da dedicação na etapa de produção seja reaproveitada para continuar gerando resultados. Basicamente, a live é gravada e transmitida posteriormente.

Para que isso seja possível é necessário pensar em temas evergreen, ou seja, que se mantêm relevantes por um longo período. Com todo o material em mãos, o restante do processo poderá ser automatizado: envio de e-mails pré e pós-evento (se atentando a alteração de datas), landing page padronizada etc. 

Uma dica valiosa é ter alguém da equipe presente no momento de todas as transmissões para interagir no chat, já que não será possível fazê-la em tempo real. A interação humana por parte da empresa faz diferença.

3. Firme parcerias para divulgação

O que seria de um evento ao vivo sem uma boa divulgação que o antecede? Certamente um fracasso. Não adianta se dedicar à etapa de criação e deixar à de promoção defasada. Além das estratégias de divulgação amplamente conhecidas e utilizadas, recomendamos a busca por parcerias que se adequem ao tema escolhido.

Somar forças na hora da divulgação é sempre uma ótima forma de expandir o alcance. Estabelecer a parceria pode ser um processo demorado, portanto, não deixe para a última hora. Procure empresas, instituições ou influenciadores que conversem com o tema antecipadamente. Além de evitar atrasos, é interessante que a divulgação por ambas as partes ocorra com antecedência.

4. Pesquise e encontre lacunas

Não adianta produzir um webinar acerca de um assunto que o público não se interessa. Outro erro é abordar um tema que já é muito tratado pela concorrência, pois as pessoas tendem a preferir ouvir algo que venha de uma referência já consolidada no mercado.

A dica é fazer uma boa pesquisa sobre o assunto, encontrar alguma lacuna e delimitar um tema inovador e atrativo. Vale lembrar que a intenção é buscar por originalidade, então também é possível falar sobre algum assunto em alta, desde que acrescente uma nova visão e o apresente de maneira que difere do convencional.

5. Ofereça Recompensas

Oferecer recompensas é um ótimo “fermento” para a motivação. Além de atrair público para a live, também é preciso se preocupar em retê-lo. O formato costuma demandar um bom tempo de quem resolve assistir e não é nada fácil manter alguém atento e interessado por longos períodos.

Considerando a rotina corrida da maioria das pessoas, separar parte do dia para acompanhar uma live significa que há grande interesse pelo tema. É possível aproveitar esse fator e enriquecer ainda mais a experiência, oferecendo e-books, promoções ou qualquer conteúdo que agregue mais valor. 

Lembre-se de liberar essas vantagens apenas para aqueles que permanecerem até o final, pois é justamente essa a ideia para aumentar a retenção do público.

dino divulgador de notícias

6. Engaje o público frequentemente

Manter-se concentrado na mesma atividade por um longo período é um desafio. Estudos divergem quanto à duração da concentração humana. Entretanto, dificilmente passamos de 30 minutos com a atenção totalmente direcionada.

Webinars costumam ter uma longa duração, por isso é recomendado um formato dinâmico. Além de interagir com o público, utilize diferentes recursos como apresentações de Canva, vídeos, convidados etc. Confira essa dica na prática em um webinar do DINO sobre Comunicação Corporativa:

7. Apresente feedback de clientes

Ainda na etapa de produção de conteúdo para a live, reúna depoimentos de clientes. Apresentar esses feedbacks será uma ótima prova social.

A melhor maneira de fazê-lo é contando histórias. Ao invés de apenas recolher relatos supérfluos, vá atrás de clientes que contem suas histórias. Normalmente, essas narrativas seguirão um padrão: o cliente tinha algum problema e o seu produto ou serviço ajudou a solucionar. 

Entenda que esse não é o momento de fazer uma publicidade explícita. A ideia é transformar o seu produto no herói da história de alguém. Se possível, peça permissão para apresentar a foto do cliente. Quanto mais humanizado for o feedback, melhor.

8. Reaproveite o material utilizado

O tempo gasto na produção de materiais e conteúdos para o webinar é maior do que a duração do próprio. Imagine passar dias reunindo ideias, desenvolvendo imagens, vídeos, powerpoints e utilizá-los apenas uma vez? Nem pensar! 

A ideia é reutilizar esses materiais o máximo possível. Transforme o conteúdo utilizado em posts para as redes sociais, blogposts, newsletter e em outros formatos que se adaptem à realidade do seu negócio. Dessa forma, você terá um calendário editorial recheado por um bom tempo.

9. Crie lembretes nas redes sociais

Em um mundo digital dominado por anúncios e algoritmos, ainda é possível utilizar as redes sociais de maneira orgânica para auxiliar suas estratégias. Algumas ferramentas gratuitas permitem que os usuários alcançados sejam notificados sobre o webinar. 

No Facebook, é possível criar um evento e convidar pessoas para ele. Os convidados podem informar se comparecerão, se têm interesse e convidar amigos. Uma vez que a presença foi confirmada, o Facebook informa para algumas amizades com interesses próximos, aumentando o alcance do evento. 

Já no Instagram existe uma ferramenta de contagem regressiva. Ao anunciar o evento nos stories, basta adicionar o sticker e definir a data e horário. Todos os seguidores que se interessarem poderão optar por serem lembrados.

10. Crie automações

Os webinars podem se tornar eventos recorrentes em sua estratégia de marketing. Com toda a tecnologia existente é possível automatizar grande parte das operações que antecedem e sucedem a transmissão. 

Basta encontrar um serviço de webinars que ofereça essa possibilidade. Deixe tudo programado nos moldes dos seus eventos e não precisará mais se preocupar em gastar energia com envio de e-mails, criação de funil de vendas, páginas de destino, dentre outros.

Conclusão

Utilizado por mais de 62% das empresas B2B, os webinars são ótimas formas de angariar e nutrir leads. Isso se dá, em partes, pelo grande valor agregado em cada evento on-line. Em um momento tão propício para a realização deles, aplicar hacks em sua estratégia é um diferencial que lhe fará alcançar melhores resultados.

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