9 erros comuns em um release

Por DINO 16 de novembro de 2022
9 erros comuns em um release

O release ideal deve ser escrito como uma notícia, afinal, a intenção da divulgação deste material é a publicação na imprensa. Veja o que não fazer na hora de produzir este material

O press release (ou somente release, como é popularmente chamado, é uma  ferramenta de comunicação para difundir informações fatídicas, que podem ser a apresentação de uma empresa, produto, evento ou qualquer acontecimento de interesse público. O release é um comunicado à imprensa e é interessante que seja produzido já pensando no formato da notícia.

Para que o conteúdo seja aproveitado pela imprensa, é interessante que seja escrito de forma estratégica. Ele deve ser completo, ou seja, deve conter todas as informações essenciais; além de ser objetivo, sem redundâncias e com um título que resuma tudo em, no máximo, duas linhas. Afinal, se não for atrativo, o título pode ser a primeira e a última linha que alguém irá ler.

Para te auxiliar com esta demanda, preparamos uma lista de erros comuns na hora de escrever um release, justamente para saber o que não fazer na hora de escrever o seu. 

Falta de informação

Se alguém ligar para lhe pedir alguma informação sobre seu release, é provável que tenha sido escrito errado. Um release deve ser completo e conter todas as informações sobre o assunto tratado. Para lhe ajudar a contemplar tudo em seu texto, faça um check-list antes de escrevê-lo. Enumere tudo que é importante contar e depois do release pronto confira se faltou alguma informação.

Outra técnica muito usada na redação jornalística e que pode ajudá-lo é responder às 5 perguntas: “Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?”. Se o seu release responder claramente a todas estas perguntas ele está completo e objetivo. Então, antes de começar a escrever responda cada uma delas; ficará mais fácil escrever sua notícia.

Título vazio

A função de um título é resumir em uma linha tudo que contém em seu release. Ele deve ser atrativo, afinal de contas, os jornalistas recebem dezenas de sugestões diariamente e é preciso chamar a atenção. Insira números quando eles forem impactantes. Não desperdice a chance de destacar dados e estatísticas em seu título se eles forem o gancho da sua notícia. Quanto mais informação você conseguir colocar no título, mais assertiva é sua comunicação. Afinal, o leitor não precisará ler tudo para saber do que o texto se trata.

É importante se atentar a despertar o interesse de quem a recebe sem apelar para frases feitas ou fatores subjetivos. É justamente nesta “apelação” que mora o perigo. Títulos com muitos adjetivos (maravilhoso, incrível, imperdível, perfeito etc.) não estão sugerindo algo, mas afirmando sem abrir espaço para qualquer perspectiva diferente. Se o tema da pauta é realmente relevante, não será necessário encher o enunciado — que tem por aspecto primordial a objetividade — de julgamentos prévios.

Primeiro parágrafo vazio

Depois do título, o elemento que mais prepara o leitor para o que ele está prestes a conhecer é o primeiro parágrafo, o “abre”. Seu tom pode variar de acordo com o setor que irá abordar, tipo de público que busca alcançar e a linha editorial dos portais nos quais pretende ser publicado. O problema está no momento de analisar qual será a melhor forma de introdução.

Deixar de responder perguntas básicas como as aplicadas (Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?) ou não contextualizar a informação a ser passada pode prejudicar o conteúdo logo no início. Imagine começar uma leitura na qual as 4 primeiras frases são meras repetições do título e não revelam os pontos que o texto pretende abordar? O primeiro parágrafo é como um “sumário” que define as diretrizes da narrativa e orienta a atenção de quem o lê para que a estrutura aplicada e a construção dos parágrafos façam sentido.

Enrolação

Um pecado gravíssimo na hora de escrever um release é a falta de objetividade. Use sempre sentenças curtas e nada de repetir raciocínios com outras palavras. É preciso partir do pressuposto que a pessoa que lerá seu release não tem tempo para gastar com textos longos e desnecessários. 

Quanto mais objetivo você for, mais chances tem de lerem seu texto. Então, quando sua notícia estiver pronta, leia de novo e corte palavras. Com certeza há algumas que não precisam estar ali. Não tenha medo de enxugar sua notícia caso perceba que está com informações desnecessárias.

Não tem contato

Um release deve sempre conter as informações de contato da parte que o escreveu. Pode ser que não precisem falar com você, mas se alguém precisar, como entrará em contato? Sempre coloque em seus releases o e-mail, o telefone, o nome e o endereço da empresa, caso necessário. Esse tipo de informação é crucial.

Sem imagens

Para enriquecer seu release é fundamental que tenha fotos junto da informação. Se não houver imagens não é algo que eliminará totalmente a possibilidade da publicação, mas lembre-se que elas aumentam as chances do seu release ser bem compreendido. Além do mais, otimiza o tempo do jornalista, que não precisará buscar fotos e/ou imagens para ilustrar a notícia.

Então, sempre que puder, anexe fotos, os jornalistas adoram, pois isto evita perda de tempo. E se você estiver falando sobre algum produto, vale a pena encaminhar seu release com uma amostra do que você está falando. O documento ficará mais completo. Lembre-se da frase: uma imagem vale mais do que mil palavras.

Falar diretamente com o leitor

“Caro, jornalista”, “conto com sua participação”. Caso o jornalista tenha recebido seu release, sabe que a ele foi endereçado por se tratar de um release, sem a necessidade de pedidos, conversas ou falas aleatórias. 

O release deve ter foco na comunicação e informação, com linguagem clara, direta e dados suficientes para que o jornalista entenda sobre quem é, o que se passa, quando acontecerá, onde e porquê será realizado. É importante ressaltar que o release deve ser escrito como uma notícia.

Conteúdo publicitário

As pessoas que receberão seu comunicado estão esperando conteúdo relevante que possam passar adiante e informar outras pessoas. Publicidade é a última coisa que eles desejam em suas caixas de e-mail. Afinal, o e-mail da redação é diferente do comercial.

Não destrua seu relacionamento com o jornalista, pois suas mensagens futuras podem ir direto para a lixeira ou caixa de spam e a chance de conseguir emplacar suas pautas acabam sendo praticamente nulas.

Metralhadora de e-mails

Fazer o envio de e-mails é uma tarefa simples, rápida e pode gerar resultado, mas não seja um disparador compulsivo, enchendo as caixas de jornalistas e virando um “spammer”. Procure conhecer o básico sobre os jornalistas para os quais costuma enviar seus e-mails. Isso ajudará a chegar cada vez mais perto de conseguir publicações, atendendo às necessidades dele e evitando enviar conteúdo que pode não ser de seu interesse. 

Todo conteúdo é importante para um determinado grupo de pessoas. Saber onde estão e quem são os interessados pelo seu material é fundamental. Por isso, veja se o material está de acordo com a linha editorial do veículo antes de sugerir a publicação.

Conclusão

Estes são alguns pontos que não devem ser colocados em prática na hora de escrever um release ideal, já com formato de notícia. Portanto, fuja deles e produza um material de qualidade, de interesse público e com todas as informações necessárias ao leitor.

Assessoria de Imprensa Blog