u.sit atinge a marca de 100.000 pessoas sentadas através de seu aplicativo

A u.sit, empresa líder em sistemas de gestão de fila de espera e reservas para bares e restaurantes atinge a marca de 100.000 pessoas sentadas por meio de seu aplicativo e planeja atingir o break even ainda em 2013 com previsão de faturamento superior a R$ 1 milhão em 2014.

(DINO) 02/10/2013

O brasileiro gasta, em média, 4 anos e meio, durante a sua vida, esperando em filas. Nosso objetivo não é acabar com as filas e sim melhorar a experiência do cliente, tornando o tempo que ele está na fila mais produtivo e agradável.

Com menos de 1 ano – a ideia nasceu em Outubro/2012, e o primeiro módulo foi lançado oficialmente em Janeiro/2013 – a empresa carioca u.sit já sentou mais de 100.000 pessoas por meio de seu aplicativo, nos mais importantes e badalados bares e restaurantes do Brasil, como o Olympe, ICI Brasserie, CT Boucherie, SubAstor, Irajá, Tatu Bola, Meza Bar, Chez MIS, Primeiro Bar, Naga, etc.. Presente em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Teresópolis, Cuiabá, Pouso Alegre e em continua expansão, empresa oferece um sistema que permite que o restaurante ou bar gerencie a fila de espera com um tablet ou computador e notifique os clientes via SMS quando a mesa está disponível. O cliente pode também acompanhar em tempo real sua posição na lista de espera no próprio celular. O software também gerencia as reservas do estabelecimento lembrando o cliente de uma reserva vigente via SMS.

A u.sit, que foi acelerada pela Papaya Ventures, além de ter sido finalista na competição latino americana de startups, The Next Web, também foi convidada para apresentar seu negócio em eventos no Vale do Silício e na Alemanha. Também foi contactada por restaurantes de Portugal, México e Argentina interessados no uso do seu sistema.

Alguns dados curiosos que os sócios revelam: o horário com o maior número de esperas sentadas, é as 22h e o dia da semana com maior espera é o sábado. Em média 25% dos clientes na fila de espera desistem e o sistema já teve períodos com uma mesa sentada a cada 4 segundos.

“O brasileiro gasta, em média, 4 anos e meio, durante a sua vida, esperando em filas”, diz Flávia Melon, uma das fundadoras da empresa. “Nosso objetivo não é acabar com as filas e sim melhorar a experiência do cliente, tornando o tempo que ele está aguardando na fila mais produtivo e agradável. Se o restaurante é em um shopping, por exemplo, o cliente pode circular à vontade. Bom para ele e melhor ainda para o comércio”.

Bernardo de Barros Franco, co-fundador e investidor da empresa cita outras vantagens: “Além dos benefícios aos clientes, que ganham mobilidade e transparência na fila de espera, ao usar os módulos da u.sit, o sistema coleta uma série de dados para o restaurante, sobre sua operação e seus clientes. Assim, é gerado um banco de informações relevantes como sobre qual é o tempo médio de espera por tamanho de mesa, que horários têm maior índice de cancelamento, quem são os clientes recorrentes e quem são os aniversariantes do mês, entre outros. Isso ajuda na tomada de decisões e na comunicação com seus clientes.”

Com faturamento desde seu segundo mês de operação a empresa planeja atingir o break even ainda este ano e fechar 2014 com um faturamento superior a R$ 1 milhão. “Não vai ser fácil, mas temos tido uma receptividade muito boa nos restaurantes”, completa Flávia.

Flávia Melon

u.sit