Tecnologia M2M Cinterion da Gemalto protege a floresta amazônica no Brasil

Aparelho da Cargo Tracck emprega o sistema avançado de gerenciamento de energia do módulo de M2M Cinterion da Gemalto para o rastreamento e localização em longo prazo de árvores na floresta amazônica

São Paulo, Brasil (DINO) |

O M2M Cinterion da Gemalto foi imprescindível para permitir que nós desenvolvêssemos uma solução de rastreamento e localização robusta o suficiente para resistir ao calor e à umidade da Amazônia", Marcelo Hayashi, gerente geral da Cargo Tracck,

AMSTERDÃ-Gemalto (Euronext NL 0000400653 GTO), líder mundial em segurança digital, anunciou que sua divisão de M2M Cinterion está fornecendo conectividade sem fio para o Invisible Tracck™, um aparelho inovador utilizado em um programa piloto para frustrar a deflorestação ilegal da floresta amazônica no Brasil. Desenvolvido pela Cargo Tracck™, líder tecnológica no Brasil, o aparelho emprega a tecnologia M2M Cinterion da Gemalto juntamente com redes celulares locais para enviar dados atualizados de localizações a partir de sensores em árvores para um servidor central, permitindo que agentes da polícia rastreiem remotamente árvores extraídas de áreas protegidas.

“A floresta tropical no Brasil é aproximadamente do tamanho dos Estados Unidos, portanto, é impossível controlar todos os acres, um por um”
A solução Invisible Tracck, com suporte da Gemalto, foi implementada para detectar atividades não autorizadas de desbaste de árvores que não puderam ser rastreadas pela vigilância tradicional via satélite e monitoramento via rádio. Menor do que um baralho de cartas, esse aparelho discreto combina o módulo minúsculo Cinterion BGS2 com os mais modernos algoritmos de localização e a nova tecnologia Radiation Exchange Data (RED) que amplia o alcance das comunicações sem fio em áreas de sinal baixo. A solução é instalada de forma encoberta em árvores que se encontram em plena extração e envia aos agentes federais avisos de alarme e informações exatas sobre a localização, assim que as árvores estejam no perímetro de 32 quilômetros de uma rede celular. Desta forma, a lei pode ser aplicada e os agentes do Instituto de Proteção do Meio Ambiente IBAMA podem reagir em tempo real, rastrear os troncos em madeireiras e evitar a venda e obtenção de lucros da madeira extraída ilegalmente. Graças à durabilidade e resistência, assim como ao sistema sofisticado de gestão de energia da solução M2M Cinterion da Gemalto, o aparelho pode funcionar de forma confiável no local durante mais de um ano sem recarregar as baterias.

"O M2M Cinterion da Gemalto foi imprescindível para permitir que nós desenvolvêssemos uma solução de rastreamento e localização robusta o suficiente para resistir ao calor e à umidade da Amazônia", disse o gerente geral da Cargo Tracck, Marcelo Hayashi. "O módulo M2M é único, porque é pequeno o suficiente para ser instalado sem chamar a atenção e possui energia eficiente para funcionar durante longos períodos de tempo sem que as baterias precisem ser recarregadas, o que é imprescindível em caso de rastreamento de árvores em áreas remotas".

"A floresta tropical no Brasil é aproximadamente do tamanho dos Estados Unidos, portanto, é impossível controlar todos os acres, um por um", acrescentou o gerente geral de M2M Cinterion na Gemalto América Latina, Ramzi Abdine. "A solução da Cargo Tracck representa um exemplo convincente da capacidade da tecnologia M2M em vencer desafios únicos na área empresarial para expandir o alcance dos métodos tradicionais de rastreamento e localização".

Sobre a Gemalto

A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) é líder mundial em segurança digital com receitas anuais de € 2 bilhões em 2011 e mais de 10 mil funcionários trabalhando em 74 escritórios e 14 centros de Pesquisa & Desenvolvimento em 43 países.

Estamos no centro de uma sociedade digital em evolução. Bilhões de pessoas no mundo inteiro querem cada vez mais liberdade para se comunicar, viajar, comprar, realizar operações bancárias, divertir-se e trabalhar - a qualquer hora, em qualquer lugar - de formas convenientes, agradáveis e seguras. A Gemalto supre essas crescentes necessidades por serviços móveis pessoais, proteção de identidade, segurança em pagamentos, serviços autenticados on-line, acesso a computação em nuvem, transporte moderno, comunicações M2M e serviços de e-Healthcare e e-Government.

A Gemalto desenvolve software seguros, executados em dispositivos confiáveis cujos projetos desenvolvemos e personalizamos. Gerenciamos esses dispositivos, os dados confidenciais neles contidos e os serviços proporcionados ao longo de todo o seu ciclo de vida. Inovamos para que nossos clientes possam oferecer outras maneiras de aumentar a conveniência e segurança da vida digital para seus usuários finais.

A Gemalto ganha força com o número cada vez maior de pessoas que usam seus software e dispositivos seguros para interagir no mundo digital e sem fio.

Para saber mais, visite www.gemalto.com, www.justaskgemalto.com, blog.gemalto.com, ou siga @gemalto no Twitter.

Gemalto - Contatos com Meios de Comunicação:
Ernesto Haikewitsch
ernesto.haikewitsch@gemalto.com