x

Qual a importância da Tecnologia da Informação em uma empresa? Descubra com Rodrigo Terpins

Investir em TI é fundamental para qualquer negócio — entretanto, é preciso pensar em uma Tecnologia da Informação estratégica

(DINO) 08/06/2018
Certamente você já ouviu falar em Tecnologia da Informação — a famosa TI. Ela é importante para negócios de todos os segmentos, inclusive o do varejo. Mas você sabe exatamente para que ela serve dentro de uma empresa? O empresário do ramo varejista, Rodrigo Terpins, é quem apresenta algumas das funcionalidades da área.

Atualmente, pode-se dizer que a tecnologia é essencial para o sucesso de qualquer negócio e a TI faz parte desta cadeia. Rodrigo Terpins destaca que os profissionais da Tecnologia da Informação são os responsáveis, por exemplo, por dar suporte aos usuários; fazer a manutenção de equipamentos eletrônicos; e realizar o gerenciamento de banco de dados. Eles também possuem a função de administrar as redes de computador; criar soluções em TI para resolver eventuais problemas que possam surgir no funcionamento da empresa; elaborar estratégias de segurança e procedimentos de contingência em caso de falhas; bem como procurar consultoria especializada.

TI estratégica

Entretanto, nos dias de hoje, apenas ter um setor de TI em funcionamento não é mais o suficiente nas empresas — é preciso pensar essa área também de forma estratégica, ressalta Rodrigo Terpins. Nesse sentido, a função dos profissionais da Tecnologia da Informação é avaliar as particularidades da companhia e definir estratégias que façam a tecnologia trabalhar conforme as necessidades do negócio como um todo.

É possível, por exemplo que para um determinado negócio seja mais vantajoso investimentos em servidor interno. Em contrapartida, para outro, pode ser que possuir uma estrutura em nuvem terceirizada dê mais resultados positivos. Desta forma, a TI pensada de maneira estratégica se faz muito útil. Esta também poderá verificar se a empresa está preparada para usufruir ao máximo de cada uma das áreas tecnológicas que mais lhe são relevantes.

Vale salientar, ainda, que toda a Gestão Empresarial — incluindo questões relacionadas ao planejamento de TI, aponta Rodrigo Terpins — precisa estar atenta às demandas, exigências e mudanças de mercado, bem como de padrões de clientes.

Segurança da informação

Mas é imprescindível pensar, também, na segurança da informação, não é mesmo? Hoje em dia, a sociedade se encontra cada vez mais conectada e centrada no recolhimento e análise de dados (Big Data) que, em sua maioria, são armazenados de forma digital.

Para qualquer organização, por exemplo, as informações sobre seus clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores ou, mesmo, produtos possuem muito valor. E segurança em relação a esses dados é fundamental — outro dos papéis da Tecnologia da Informação.

Se você tem uma empresa, precisa investir em uma política de segurança de TI que seja capaz de preservar e garantir a integridade dos dados corporativos. A sua companhia precisa pensar em maneiras de se antecipar aos possíveis ataques digitais e proteger, por exemplo, os arquivos e informações das invasões e dos vírus. Afinal, ninguém quer que seus dados caiam em mãos erradas, não é mesmo? Além disso, a segurança das transações e dados financeiros — que são muito utilizados no varejo — é algo que deve ser levado muito a sério e estar bem assegurado pelos profissionais da TI, finaliza o empresário do ramo varejista Rodrigo Terpins.
Informações de contato

Assessoria Felipe Montoro Jens

Email

11 3897 4122