Personalização na Área Íntima dos Quartos

Renata Dutra Arquitetura assina projeto aconchegante e inspirador

Brasília, DF (DINO) 11/11/2016
O escritório Renata Dutra Arquitetura está presente, pela sexta vez, na edição da Casa Cor Brasília, com a Área Íntima dos Quartos. Subdividido em quatro ambientes, o espaço possui cerca de 100 m² e foi desenvolvido de forma personalizada e inspirado em um casal com dois filhos pequenos. A concepção do projeto surgiu a partir de uma pesquisa realizada com alguns clientes do escritório, sobre o que eles gostariam de ver na mostra de arquitetura e decoração. Segundo eles, um local aconchegante, confortável e com ‘cara de casa’. Assim, para atender a essas expectativas, a área íntima possui um corredor com copa; quarto da criança; quarto do bebê e quarto do casal. “Ao optar por um ambiente mais intimista e personalizado, reafirmamos o que acreditamos ser essencial na arquitetura: projetar para pessoas. Dessa forma, definimos personalidades e fizemos o projeto baseado nelas”, explica a arquiteta Renata Dutra.

Segundo ela, a partir do feedback recebido, o escritório resolveu criar para cada cômodo o perfil de um personagem com nome, data de nascimento, signo, características e personalidades, gostos e momentos marcantes. Na entrada de cada ambiente, uma placa foi colocada para que o visitante possa perceber, na arquitetura do espaço, referências que remetem às características para quem ele é destinado. “Com isso criamos um ambiente mais intimista e com associações familiares. Queremos tocar as pessoas e fazer com que elas tenham uma experiência diferente enquanto estiverem nos visitando”, afirma Renata.

O ambiente conta ainda com diferenciais como Wi-Fi disponível para o público, sistema de automação da iluminação e vídeo conectando os ambientes. Assim, os visitantes podem ter acesso a essas tecnologias e ver o que há de melhor no mercado.

CIRCULAÇÃO COM COPA

A ideia do projeto foi transformar a área de circulação, muitas vezes deixada de lado, em algo útil e com estética moderna e funcional. Nichos revestidos em vidro colorido foram colocados de forma desencontrada ao longo da parede. O do centro, iluminado com LED, abriga a copa. Os outros possuem espaços para ornamentos e garrafas de vinho. Na parte superior da parede, samambaias criam uma espécie de “linha verde”, ao longo de toda a circulação.

São parceiros desse espaço: Placo (placas de gesso); Mais Artes (adesivo de parede); VidroPrime (vidros coloridos); Deca (cuba e torneira); Depieri Paisagismo (vegetação superior); Bee Wifi (Wi-Fi); Lumini (iluminação); Casa Maior Perfumes (aroma) e Avocado (placa de identificação do ambiente).

QUARTO DA CRIANÇA

Projetado para um menino de cinco anos, o Rafa, o quarto possui referências da personalidade dessa criança com espirito aventureiro e imaginação fértil. Ele é filho do casal Murilo e Ana, ama a natureza e os animais, nasceu no dia 18/08 e é do signo de Leão. Seus filmes preferidos são Rio e O Rei Leão, adora historinhas, suco de uva e pão de queijo.

O cômodo de 14 m² possui como destaques a cama colocada dentro de um nicho na parede, pintado na cor laranja, e uma estante em pinus elaborada, do piso ao teto, em formato de árvore. A decoração conta ainda com tapete em formato oval com diferentes camadas coloridas, paredes adesivadas e adornos com a temática do quarto. O conceito do ambiente segue a linha Montessoriana, onde o objetivo é promover a autonomia dos pequenos, para que a criança cresça com mais independência e em ambiente de aprendizado mais criativo.

São parceiros desse espaço: Gallery (tapete); Só Reparos (pintura Tecnocimento laranja/piso vinílico); Placo (placas de gesso); Mais Artes (adesivo de parede); Quarteto (adornos); Avocado (placa de identificação do ambiente); Lumini (iluminação); SF Soluções (televisão); Rossi (câmeras); Bee Wifi (Wi-Fi) e Casa Maior Perfumes (aroma).

QUARTO DO BEBÊ

O nome da bebê é Alice e ela tem 10 meses de idade. É a filha mais nova do casal Ana e Murilo. Nasceu no dia 3 de março e é do signo de Peixes. É muito curiosa e por isso já começou a engatinhar e ensaia dar os primeiros passinhos. Adora o CD dos Beatles e papinha de batata-baroa. Sua primeira palavra foi Rafa.

Com linguagem aconchegante e clássica, o quarto possui também a mescla com detalhes modernos. Entre os diferenciais, o painel do berço desenvolvido em espelho, uma parede com nichos iluminados e emoldurados e outra revestida com placas em tecido camurça. O local conta ainda com um cercadinho que tem a função de brinquedoteca da criança; enxoval totalmente personalizado; e um clássico tapete Aubusson.

São parceiros desse espaço: Gallery (tapete); Só Reparos (piso vinílico); Placo (placas de gesso); Quarteto (adornos/mobiliário/enxoval/tecido da parede); VidroPrime (espelho); SF Soluções (televisão); Rossi (câmeras); Lumini (iluminação); Bee Wifi (Wi-Fi); Casa Maior Perfumes (aroma); Avocado (placa de identificação do ambiente).

QUARTO DO CASAL

Ana e Murilo formam o casal do quarto principal. Eles se conheceram no réveillon de 2007, em Búzios. Casaram-se em Brasília dois anos depois e passaram a lua de mel dos sonhos na cidade italiana de Capri. Ela nasceu em Belo Horizonte, no dia 09/07, e é do signo de Câncer. Faz yoga e gosta de meditar, é carismática, ansiosa e sensível. Gosta da segurança e do calor do lar e sua casa é o seu refúgio pessoal. Já Murilo nasceu em Brasília, no dia 01/05, é do signo de Touro, tem 33 anos e é um advogado apaixonado pela sua profissão. Ama arte, fotografia e música. É persistente e decidido. Gosta de estabilidade e comodidade, preza muito o seu conforto e, às vezes, é um pouco teimoso.

Para atender às características desse casal, o quarto possui uma linguagem leve e clássica. A cama foi colocada em um nicho estofado em módulos de camurça, com frente revestida em espelho. Próximo às janelas do espaço, foi idealizado um tablado em madeira de demolição, que abriga um futon e uma parede verde, elementos pensados para suprir as necessidades da Ana. Além de uma mesa de trabalho e um espaço com chaise para assistir televisão, a pedido do Murilo, que às vezes trabalha em casa e precisa de conforto. Além disso, as fotografias e obras de arte, coisas que ele tanto adora, possuem destaque no projeto. Pela televisão, o casal pode observar todas as câmeras localizadas nos ambientes que compõem a área íntima da casa.

São parceiros desse espaço: Gallery (carpete); Placo (placas de gesso); Quadra Interior (cama e criado); Rose Bueno

Voga Assessoria

Voga Assessoria