x

Mudanças de temperatura podem afetar pessoas com alta sensibilidade dentária

A hipersensibilidade dentária é um problema que tem afetado grande parte da população e, na grande maioria das vezes, chega a criar restrições alimentares no cotidiano.

São Paulo - SP (DINO) 8/19/2019

Sentir desconforto nos dentes, após consumir alimentos quentes ou gelados, não é um bom sinal, pois esse pode ser um alerta de que os dentes estão sensíveis. A hipersensibilidade dentária é um problema que tem afetado grande parte da população e, na grande maioria das vezes, chega a criar restrições alimentares no cotidiano.

Estudos comprovam que a sensibilidade dentária está relacionada ao desgaste do esmalte dos dentes. Isso acontece devido ao fato de ocorrer a redução da superfície do dente, ou seja, a dentina fica exposta e desprotegida, tornando os dentes mais sensíveis. Segundo levantamento, 35% da população mundial sofre com o problema.

Isso ocorre devido à má escovação dos dentes. Além disso, escovas com cerdas muito duras e pastas de dente com grande porcentagem de abrasivo, quando utilizadas seguidas de fortes movimentos no momento da escovação, podem facilitar o surgimento desse mal.

A sensibilidade dentária no verão

A sensibilidade dos dentes pode aumentar durante o verão. Isso acontece devido ao aumento do consumo de alimentos gelados, como sorvetes, refrigerantes, entre outros.

É importante lembrar que o verão é a estação mais quente do ano, por conta disso, até mesmo a alimentação passa por algumas mudanças graças às variações climáticas que tendem a ocorrer.

No entanto, para algumas pessoas que sofrem com a sensibilidade nos dentes, esse momento pode não ser muito confortável, uma vez que, em alguns indivíduos, o problema aumenta quando chega esse período mais quente. Isso ocorre porque os alimentos refrigerados ajudam a estimular a sensibilidade.

Tratamento do problema

As causas de sensibilidade estão relacionadas a fatores como doenças gengivais, possíveis cáries e retração, entre outros. O tratamento será administrado através de um dentista e de acordo o sintoma apresentado.

É muito importante que o paciente que sofre de sensibilidade dentária saiba com precisão quais produtos pode usar. Além disso, é necessário ter todo um cuidado especial no momento da escovação, pois o processo deve ser realizado da forma correta, sem forçar demasiadamente.

O ideal é utilizar uma escova com cerdas macias e fazer a escovação de modo que alcance todos os dentes, em movimentos circulares e suaves. Lembre-se que não é aconselhável tirar suas próprias conclusões diagnósticas, pois essa tarefa cabe somente aos dentistas, que são profissionais capacitados para tal.

A importância de dentistas investirem em equipamentos odontológicos de qualidade

Para o profissional de odontologia, além de ter conhecimentos técnicos exigidos pela profissão, é de suma importância fazer uso de instrumentos e equipamentos que permitam conforto e total segurança para os pacientes, de forma que o profissional consiga alcançar o sucesso almejado.

Para lidar com o público em qualquer tipo de procedimento, é fundamental ser suportado pelos melhores equipamentos do mercado. É importante que os dentistas busquem manter sempre a confiabilidade e satisfação dos seus clientes. Por isso, além de um bom atendimento, é necessário equipar seus consultórios ou clínicas com equipamentos que ofereçam segurança aos tratamentos.

A i9 Equipamentos é uma empresa que comercializa diversos aparelhos e itens para estabelecimentos odontológicos, como a cadeira Gnatus e o Laser DMC, para pessoas físicas e jurídicas. A empresa atende desde novos estabelecimentos até os já existentes. A i9 é muito forte em equipar clínicas do zero com suas soluções que permitem aumentar a qualidade dos serviços prestados e, assim, a satisfação dos clientes.

Informações de contato