x

Maratona de Empreendedorismo Social destaca-se na décima edição da Campus Party – Com Flavio Maluf

O The Big Hackathon teve mais de 1300 inscritos e 51 projetos foram desenvolvidos dentro do prazo estipulado de 100 horas

(DINO) 02/03/2017
Do dia 31 de janeiro a 5 de fevereiro, aconteceu o The Big Hackathon, competição realizada durante a décima edição da Campus Party, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo (SP). Ao todo, a maratona teve mais de 1300 inscritos e 51 projetos foram desenvolvidos dentro do prazo estipulado de 100 horas. Quem reporta o acontecimento é o presidente das empresas Eucatex, o empresário e executivo Flavio Maluf.

A Campus Party, de acordo com a própria página, “é a maior experiência tecnológica dos principais setores econômicos do planeta”, “um festival de inovação e criatividade no qual talentos, instituições, empresas, universidades e comunidades trabalham em conjunto para transformar o mundo”. Flavio Maluf destaca que a ideia era de que as propostas, que foram inscritas até dia 25 de janeiro no The Big Hackathon, buscassem soluções tecnológicas para ajudar o país a atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A competição foi dividida em cinco macro áreas - Prosperidade, Paz, Parcerias, Pessoas e Planeta – e uma comissão formada por especialistas do PNUD foi responsável por selecionar os quatro melhores projetos por área, além de três menções honrosas para as ideias mais transversais, ou seja, aquelas que atendiam mais de um ODS, explica Flavio Maluf.

O diretor geral da Campus Party Brasil, Tonico Novaes, avaliou o evento – “O engajamento das pessoas e as ideias que surgiram com o The Big Hackathon nos impressionaram muito e nos ajudou a ver que estamos no caminho certo ao aproximar mundos que teoricamente são tão distantes, como o do Terceiro Setor e o da tecnologia. Esperamos que os projetos que surgiram na CPBR10 possam ganhar escala e ajudar a tornar o mundo mais justo e sustentável”, disse ele.
O The Big Hackathon é comandado pela Campus Party e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - este último tem a missão de orientar os futuros empreendedores a definir o melhor modelo e forma de atuação para esses novos negócios, salienta Flavio Maluf. Segundo o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, “desde 2014, o Sebrae desenvolve projetos para levar conhecimento sobre o empreendedorismo de impacto socioambiental e para viabilizar esses negócios e sensibilizar os jovens quanto à importância de desenvolver ideias que melhorem as condições de vida de pessoas menos favorecidas e a preservação do meio ambiente”.

Confira as três menções honrosas

Best B4 – Trata-se de um Web App que visa conectar produtos mais baratos e de qualidade que estejam próximos ao vencimento à consumidores que, além do consumo consciente e responsável, procuram economizar.

Health 4U – A ideia é diminuir o fluxo de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto baseia-se em conectar médicos de todo Brasil, que serão cadastrados no App e cederão uma hora por semana para atender voluntariamente em seu consultório, clínica ou até mesmo na casa do paciente.

Teto de Verde – Refere-se à construção de hortas orgânicas para espaços corporativos, visando harmonizar ambientes coletivos, incentivar o consumo de produtos orgânicos e uma relação solidária na produção do alimento. Soma-se ainda a replicação social, visto que, a cada horta vendida, doa-se outra idêntica a um espaço social escolhido pelo cliente. Este processo envolve 14 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, pois é criado a partir de uma cadeia que estimula a geração de renda solidária, reproduz o empresário Flavio Maluf.

Informações de contato

Assessoria Flavio Maluf

Email

(11) 3280 4256