x

Mais APAE Cultura leva oficina de musicalização com sucata para alunos da APAE Santo André

Neste início do mês de outubro, os alunos da APAE Santo André puderam participar de uma interessante experimentação musical com objetos inusitados. Viabilizada pela Oxiteno, Braskem, Air Liquide e Cabot Corporation, a atividade fez parte do projeto + APAE Cultura, que leva atividades culturais a jovens e adultos atendidos pela instituição.

Santo André, SP (DINO) 07/10/2016
“Pequenos contos sonoros” é o nome da performance em instalação sonora construída a partir de materiais recicláveis e sucata. Concebidos pelo músico e compositor Ricardo Botter Maio, os instrumentos foram criados para o trabalho de musicalização com crianças com deficiência. A performance demonstra a grande versatilidade dos materiais que produzem sons diferentes e suaves.

Na APAE Santo André, o silêncio foi marcante quando Ricardo começou a tirar sons de pedaços de madeira, garrafas, molas, pedaços de pisos, canos de PVC e outras coisas inusitadas. Primeiramente o músico fez uma demonstração geral de todos os instrumentos, depois começou a atribuir melodia na combinação dos sons dos diversos objetos como serras, conduítes, guidão de bicicleta, dentre outros. Por fim com a ajuda de palmas e chocalhos fez uma percussão rítmica.

Foram duas sessões na instituição que contemplaram 214 alunos. Após as apresentações do músico foi a vez dos alunos experimentarem alguns instrumentos e sons. A animação dos alunos foi total e os professores da APAE viram várias possibilidades musicais de baixo custo para dar continuidade às experiências que tiveram. O trabalho com arte-educação vem dando resultados para a autoestima e qualidade de vida dos alunos. E o projeto + APAE Cultura vem contribuindo para proporcionar cada vez mais sua expressão através das linguagens artísticas.
Informações de contato

Sintonize Produtora Cultural

Email

(17) 3033 2590

Arquivos Anexados