Instituto Alana denuncia ação de marketing do McDonald’s em escolas

A empresa trata a atividade como educativa, mas expõe intensivamente sua marca em shows do palhaço Ronald McDonald

(DINO) 9/30/2013
Instituto Alana denuncia ação de marketing do McDonald’s em escolas

Shows comandados pelo palhaço Ronald McDonald dentro de escolas públicas e privadas - inclusive para bebês e crianças menores de seis anos – levou o Instituto Alana a questionar a legalidade desta estratégia de marketing, que se aproveita da vulnerabilidade da criança com objetivo de transmitir sua mensagem publicitária. O Instituto Alana, que teve conhecimento da realização das ações de marketing nas escolas por meio de denúncias, enviou uma representação para o Ministério da Justiça e o Ministério da Educação, pedindo que sejam tomadas ações para coibir imediatamente a prática dentro das escolas.

Durante os shows, o palhaço Ronald McDonald interage com os pequenos trazendo os logos do McDonald‘s para dentro do ambiente de ensino. O ambiente lúdico e o palhaço que representa a marca exercem assim a função de criar uma ligação afetiva das crianças com a lanchonete, o que o Alana entende ser uma maneira de incentivar que elas se tornem consumidoras dos produtos da empresa desde cedo. O caso torna-se ainda mais grave por se tratar da publicidade dentro de um ambiente de ensino, espaço de formação de valores e cidadania, onde a criança está aberta a aprender e assimilar o que é ensinado. Não é a toa que 56% da população desaprova a publicidade em escolas, segundo pesquisa de 2011 do Datafolha.

No último mês de agosto, o Instituto Alana enviou uma notificação ao McDonald’s, pedindo que fossem encerradas, no prazo de dez dias, todas as suas atividades dentro de instituições de ensino http://defesa.alana.org.br/post/58420667028/a-invasao-do-mascote-de-fast-food. Com a ausência de resposta da empresa, o Instituto Alana fez então a representação por entender que o “Show do Ronald McDonald” afronta os direitos de proteção integral da criança previstos pela legislação brasileira.

Acompanhe o caso:

Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que trabalha em várias frentes para encontrar caminhos transformadores que honrem as crianças, garantindo seu desenvolvimento pleno em um ambiente de bem-estar. Com projetos inovadores, que vão desde a ação direta na educação infantil e o investimento na formação de educadores até a promoção de debates para a conscientização da sociedade, o Instituto Alana tem o futuro das crianças como prioridade absoluta. Informações: www.alana.org.br

Informações para a imprensa:

2PRÓ Comunicação – alana@2pro.com.br
Myrian Vallone