Incidência de câncer de laringe passa dos 20% para quem tem mais de 60 anos

Levantamento inédito feito pela Orizon, em virtude do Dia Mundial sem Tabaco, constatou que custo médio de internação para este tipo de câncer é de quase R$ 14 mil. Fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver a doença

(DINO) 5/29/2015
A Orizon – empresa líder em serviços para os segmentos de saúde, seguros e benefícios – elaborou um estudo farmacoeconômico sobre a incidência do câncer de laringe, um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço. O levantamento, realizado pela passagem do Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, contemplou os dois últimos anos da base de dados da empresa (2013 e 2014). Segundo o Instituto Nacional de Câncer, os fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver a doença.
A faixa etária com a maior incidência do câncer de laringe foi acima dos 60 anos nos dois períodos do estudo. Em 2013, 24% das pessoas acima dos 60 tiveram a doença. Já em 2014, esse índice subiu para 35%. A média foi de 29,5%. No primeiro ano, foram pesquisadas 3.986.360 pessoas e o câncer detectado em 377 pacientes (9,5 casos por 100 mil). Já em 2014, o universo foi relativamente maior com 4.103.181 pessoas pesquisadas e 272 casos constatados (6,6 casos por 100 mil).
Os analistas de Inteligência em Saúde da Orizon, César Venâncio e Rafael Oliveira Ramos, responsáveis pelo levantamento, ainda avaliaram os custos de internação por câncer de laringe. O valor médio registrado nos prontuários médicos foi de R$ 13.800,00 em 3 dias de internação hospitalar.
A Orizon oferece para as empresas consultoria em Economia da Saúde e levantamentos, como este sobre o câncer de laringe, que podem fundamentar avaliações e direcionamento de investimentos em prevenção. Os estudos em farmacoeconomia são elaborados com base no maior banco de dados da saúde suplementar do país, que contempla 18 milhões de vidas. Os trabalhos da Orizon têm reconhecimento internacional da ISPOR (Intenational Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research), o maior fórum mundial fármaco-econômico do mundo. Nas edições dos últimos três anos, a Orizon teve 19 estudos apresentados.

Sobre a Orizon
A Orizon trabalha há mais de 15 anos para simplificar o setor da saúde, gerando mais eficiência e resultados para os clientes através de suas soluções em: Transformação de Processos, Conectividade, Benefícios em Saúde e Inteligência em Saúde.
Hoje, um em cada três usuários do sistema de saúde privado se beneficia com as soluções da Orizon. São mais de 18 milhões de pessoas, conectadas a 130 mil prestadores e a 9.000 farmácias, efetuando mais de 140 milhões de transações por ano. Além disso, são processados mais de 40 milhões de sinistros e contas médicas neste mesmo período, trazendo importante ganho operacional para os clientes.
Devido a esse grande volume de dados, a Orizon é capaz de gerar informações estratégicas para o mercado, e assim auxiliar na tomada de decisão das empresas e agregar valor na gestão de saúde da população do país.

Vanessa Brauer

DOC Press