x

Headhunter é aposta para quem busca recolocação profissional em meio à crise econômica

Com o mercado cada vez mais acirrado, busca por especialista pode ser a solução para quem precisa rever a própria trajetória profissional e estabelecer estratégias na busca de novas perspectivas no mercado

Recife - PE (DINO) 15/08/2016

Com o mercado cada vez mais acirrado, busca por especialista pode ser a solução para quem precisa rever a própria trajetória profissional e estabelecer estratégias na busca de novas perspectivas no mercado

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem 11,4 milhões de desempregados atualmente. O pior número desde 2012. O valor da renda média sofreu redução e o que antes chegava aos R$ 2,03 mil, agora atinge a casa de R$ 1,96 mil. Além do “corte de gasto” dentro das empresas - que também pressupõe demissões, a falta de profissionalização e encaminhamento técnico dificultam o preenchimento de vagas disponíveis. Entretanto, estar “fora” do mercado não significa permanecer na estagnação sem aproveitar o tempo livre para refletir a respeito da trajetória profissional e o que deseja como objetivo de carreira. Não há problema em buscar orientação nesta fase. Pelo contrário: pode ser justamente nela que reside a solução para o problema.

Bruno Cunha, Headhunter & Coach de Carreira na Pontus Consultoria em RH, especialista com mais de 10 mil horas de atendimento, trabalha justamente com aqueles que estão à procura de uma nova oportunidade de trabalho. Ele afirma que o setor que mais sofreu impacto é o da indústria, e que isso mostra um indicativo de como andam outros setores - como comércio e serviços. Em suma, a perspectiva é a de que não haverá melhora em curto prazo e alguns cuidados devem ser tomados antes de procurar ou querer mudar de emprego. Buscar uma nova recolocação requer definição de estratégias e isso pode maximizar o sucesso da conquista profissional.

O Headhunter é um profissional com vasta visão do mercado de trabalho, suas áreas profissionais, critérios de qualificação, experiência e comportamentos exigidos. Ele se torna uma espécie de “caçador de talentos” apoiando empresas e profissionais e, principalmente, quem busca fazer uma transição da carreira.

De acordo com o coach, o fato do Brasil estar em crise, não significa que profissionais que estejam empregados, mas desmotivados, devam ficar parados ou estagnados sem, por exemplo, analisar novas possibilidades. O headhunter pode ajudar a descobrir quais são as causas do desmotivo do profissional, podendo criar novas oportunidades de mudança do ambiente e tornando-o mais atraente.

Segundo Cunha, o headhunter é muito demandado em momentos de crise como este, principalmente pela queda da oferta de empregos versus uma alta demanda por parte dos profissionais. “Ou seja, um Headhunter é um aliado estratégico oferecendo ao profissional informações bastante privilegiadas. Mesmo em momento econômico favorável não deixa de ser uma solução para profissionais que buscam sair de uma empresa e ir para outra com bastante sigilo e confidencialidade”, afirma.

Hoje em dia o mercado evolui muito rápido, cada dia que passa surgem novas profissões e áreas mais especializadas. É importante o profissional que quer se recolocar, ficar atento a isso além de se atentar, inclusive, para todos os novos movimentos da sua área profissional.

“Sabemos que quando se está desempregado, o ideal é guardar as economias. Porém o investimento em um headhunter, é crucial para o profissional voltar a trabalhar em tempos de crise como esta. A pessoa tem que entender que isto se trata de um investimento e logo ela poderá voltar ao mercado, ganhando mais ao trocar de emprego”, finaliza Cunha.

O trabalho do headhunter é mais conhecido fora do Brasil. Aqui poucas empresas possuem profissionais especializados como a Pontus Consultoria em RH. A empresa formada por Cunha, ajuda e recoloca diversos profissionais no mercado. Para saber mais, acesse a página oficial da PONTUS .
Informações de contato

Bruno Cunha

Email

81981694386

Arquivos Anexados