x

Guilherme Paulus — uma das figuras mais importantes dentro do setor brasileiro de turismo

Sobre empreender, Paulus entende bem. Sempre atento às oportunidades, ele fundou a CVC, a rede GJP Hotels & Resorts e a GJP Incorporadora & Construtora.

(DINO) 06/11/2018
A Edição especial de dez anos da Revista Performance Líder, publicada no mês de setembro, teve uma entrevista especial com Guilherme Paulus, o fundador da CVC, que é, hoje, a maior operadora de turismo da América Latina. O foco do veículo de comunicação é apresentar as lideranças empresariais do país e suas trajetórias. Segundo a reportagem, intitulada "Intuição, ousadia e realização", Paulus "é o homem mais poderoso do turismo brasileiro".

"Ele é um dos maiores responsáveis por fazer os elos dos diversos segmentos que compõem o setor — como transportes e hotelaria — e suas decisões movimentam o mercado e influenciam os seus rumos".

Guilherme Paulus fundou a CVC em Santo André (SP), em 1972, em sociedade com o então deputado estadual Carlos Vicente Cerchiari — cujas letras iniciais deram origem ao nome da agência. Cerchiari, no entanto, deixou o negócio quatro anos depois, e Paulus ficou sozinho à frente do empreendimento.

"Valorizando todo o potencial turístico do país, o empresário apostou na democratização e, permitindo que mais pessoas tivessem acesso a viagens, expandiu o seu negócio e possibilitou a realização do sonho de milhões de brasileiros", ressaltou a revista. "Hoje, a CVC chega ao ponto de, pensando no cliente, operar de maneira a muitas vezes reduzir a sua margem de lucro para, dessa forma, repassar preços mais módicos aos consumidores. O resultado é que ela se tornou a maior operadora de viagens da América Latina e uma das maiores do mundo", acrescentou a Performance Líder.

O empresário Guilherme Paulus também atua com solidez no setor de hotelaria e no ramo imobiliário. Após a Consolidação da CVC, ele adquiriu, em 1995, um hotel na cidade de Gramado (RS). Dez anos depois, adquiriu, também, um Resort em Foz do Iguaçu. Ainda em 2005, fundou a rede GJP Hotels & Resorts, que está presente em todo o Brasil, com total de 10 unidades.

As duas mais recentes movimentações empresariais de grande porte de Guilherme Paulus foram a venda, em 2010, do controle da CVC para o grupo norte-americano Carlyle — ano em que Paulus passou a atuar como presidente do Conselho Administrativo da companhia; e o lançamento, em 2016, da GJP Incorporadora & Construtora — empresa com foco na construção de condomínios residenciais de alto padrão em locais de grande movimentação turística.

Nas palavras do empresário

Questionado pela revista sobre os fatores fundamentais para o sucesso, o empresário foi pontual — "Primeiramente, a equipe", disse ele. "Sem equipe e sem planejamento, não se consegue nada e, realmente, você tem que ter determinação e amar aquilo que faz", completou Guilherme Paulus.

Quando o assunto é liderança, Paulus salientou que um grande líder ama o que faz e é muito determinado — "porém, não dá para viver apenas de amor", alertou. "É necessário o esforço, inspirar 5% e transpirar 95%, acreditar no seu negócio. Os erros são naturais e é preciso corrigi-los e aprender com eles", disse o fundador da CVC, que completou — "Algo muito importante que sempre fiz, foi tratar os clientes de forma ímpar, identificar sua viagem dos sonhos, qual o tipo de roteiro que mais se adequaria à sua personalidade".

Para Guilherme Paulus, "trabalhar com turismo é realizar sonhos, criar produtos e viagens para que as pessoas aproveitem." Você nunca falará ‘não’ para uma viagem. É ajustar o tamanho e o preço dessas viagens ao bolso de cada cliente, para que todos possam fazê-las", enfatizou.

O empresário ainda ressaltou a importância da sensibilidade dentro do setor. "Se você trabalha com viagens ou lazer em geral, é importante ter a sensibilidade e perceber com que tipo de personalidade você está lidando. Se o cliente gosta de sol e mar, ele não aproveitará um hotel de seis estrelas. Iria preferir ficar à vontade, de bermuda e descalço. Um bom destino para essa pessoa é, por exemplo, Jericoacoara [cidade no Ceará]. Outras preferem hotéis de luxo, então é preciso ter essa sensibilidade", frisou Guilherme Paulus.

Outros destaques

Paulus nasceu em Curitiba (PR) e foi criado em São Paulo (SP); é Membro do Conselho Nacional do Turismo desde 2003; e o único empresário do setor que integrou o chamado Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do Governo Federal — posição ocupada entre os anos de 2012 e 2016.

Guilherme Paulus já conquistou diversos prêmios no setor de turismo. Em 2012, por exemplo, foi homenageado pelo Governo Francês, por conta da sua contribuição ao desenvolvimento e promoção do turismo na França. O empresário também já foi reconhecido pelas prefeituras de Cancun (México), Isla Margarita (Venezuela), Miami (Estados Unidos), Buenos Aires e Bariloche (Argentina) — por serviços prestados ao turismo.

Já em termos nacionais, Guilherme Paulus possui títulos como Executivo de Valor, concedido pelo jornal Valor Econômico; de Personalidade do Ano, pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril; e de empresário "Revolucionário das Relações de Consumo", segundo a revista Consumidor Moderno.
Informações de contato

Assessoria Guilherme Paulus

Email

1132804256